Forricó: Festival em Icó é cancelado por aumento súbito de casos de Covid-19

Cerca de 50% dos testes de covid realizados no município resultam em positivo para a doença. Festividade deve acontecer apenas em 2023

O município de Icó, a 384 km de Fortaleza, cancelou a principal festa cultural da cidade, o Forricó, em decorrência do aumento de casos da Covid-19. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 20, após uma reunião virtual com representantes de várias instituições públicas e privadas, religiosos, do comércio e profissionais de saúde do município. O Forricó 2022 estava previsto para acontecer entre os dias 8, 9 e 10 de julho.

O Forricó é considerado uma das maiores festas de forró do Ceará. Por meio de votação, foi determinado, por unanimidade, que o evento deve ocorrer apenas em julho de 2023. "Ouvimos a sociedade e suas representações. Temos responsabilidade e consciência civil. Jamais colocarei a vida da população icoense em risco", destacou a prefeita Laís Nunes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Participaram da reunião representantes dos profissionais de saúde; Procuradoria; CDL; Câmara de Vereadores; maçonaria; religiosos e membros do comitê de combate ao Covid-19. O Ministério Público também foi contatado sobre o aumento de casos na cidade.

Segundo informações, a prefeita Laís Nunes deve realizar uma transmissão ao vivo, na próxima quarta-feira, 22, para dar mais detalhes sobre o cancelamento do evento. A gestão do município informou ao O POVO que prepara uma atualização da atual situação epidemiológica do município. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Icó adiantou, no entanto, que o município apresenta um índice de quase 50% dos testes realizados na última semana positivados.

Segundo o vacinômetro de Icó, mais de 68 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 foram distribuídas à população. Destas, 40 mil foram de primeiras doses da vacina e cerca de 27 de segundas doses.

O evento

A festividade acontece há mais de 30 anos no município. O Forricó 2022 já contava com atrações confirmadas, como a Matruz com Leite e os cantores Mano Walter e Júnior Viana. Aberta ao público, a festa acontece tradicionalmente no Largo do Theberge, popularmente conhecida como "Praça do Forricó", localizada no sítio histórico do município.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Forricó cancelado festa Icó cancelada covid Forricó cancelado aumento covid aumento casos covid Icó Covid-19 Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar