Participamos do

Mais dois peixes-bois reabilitados serão transportados para cativeiro de soltura no Ceará

Após o sucesso da primeira translocação de peixes-bois em junho, mais dois animais irão para a última etapa da reabilitação antes de retornarem ao mar sozinhos
19:07 | Nov. 09, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As peixes-bois Mani e Pintada, em recuperação no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRRM), em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), darão um novo passo no caminho para o retorno ao seu ambiente natural nesta terça-feira, 10. Elas serão as próximas a serem transportadas para o Cativeiro de Aclimatação localizado em Icapuí, como a última etapa para o processo de soltura no mar.

Esta é a segunda translocação de peixes-bois reabilitados realizada neste ano pelo Projeto Manatí, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). A dupla se encontrará com Alva e Maceió, animais que foram transportados em junho último. Um quinto peixe-boi ainda será levado ao cativeiro em dezembro.

De acordo com a Aquasis, Mani e Pintada foram resgatadas em 2015 após encalharem no litoral cearense. Sob o cuidado da equipe, elas conseguiram se recuperar e, na madrugada desta próxima terça, serão translocadas. O transporte contará "com uma equipe especializada, dentre eles biólogos, veterinários, tratadores e voluntários divididos em duas equipes" e também terá apoio da Polícia Militar do Ceará, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Icapuí.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A previsão de chegada da equipe e das peixes-bois em Icapuí é às 5h30min de terça. No local, estará montada uma tenda com a equipe de Educação Ambiental do projeto. Elas devem permanecer no cativeiro por seis meses e, caso apresentem boas condições de adaptação, serão soltas e monitoradas, assim como Alva e Maceió.

O processo foi viabilizado com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental e apoio do SESC Ceará e Sistema Fecomércio.

O cativeiro

Local onde os peixes-bois ficarão por cerca de seis meses antes de voltarem ao mar sozinhos
Local onde os peixes-bois ficarão por cerca de seis meses antes de voltarem ao mar sozinhos (Foto: Divulgação/Aquasis)

O cativeiro consiste em um tanque-rede acoplado a uma estrutura flutuante e funciona como meio de readaptação dos mamíferos ao convívio no mar, depois de terem passado pelo período de reabilitação em tanques aquáticos.

A implementação do cativeiro de aclimatação para peixes-bois marinhos foi iniciada no ano passado, se mantendo em fase de testes durante 2019. Dentre as estratégias para a conservação do peixe-boi-marinho estão ações de resgate, reabilitação e soltura, pesquisas, desenvolvimento de políticas públicas e educação ambiental.

Documentário do processo de soltura

A Aquasis lançou em outubro um documentário que narra a história da evolução de Alva e Maceió. Produzido por Mika Holanda, jornalista da Aquasis e do Projeto Manatí, "Meu Lar é o Mar" apresenta os bastidores do processo pioneiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar