Participamos do

Projeto ajuda a recuperar manguezais em Icapuí

O De Olho na Água tem como objetivo fortalecer o protagonismo comunitário, desenvolver atividades econômicas sustentáveis e ampliar tecnologias sociais
16:43 | Jun. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O projeto De Olho na Água, que lançará sua quarta etapa na próxima quinta-feira, 7, atuará na recuperação de manguezais em Icapuí, a 199km de Fortaleza. O programa realiza ações que fomentam a educação ambiental e a conservação do meio ambiente, com atuação direta das comunidades locais. A Fundação Brasil Cidadão para Educação, Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente (FBC) está à frente da iniciativa, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental da Petrobrás. 
 
Em todo o município, 34 comunidades serão beneficiadas pelo projeto. O De Olho na Água atuará no fortalecimento do protagonismo comunitário e de desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis com sete grupos organizados na Rede de Mulheres da cidade. Também serão realizadas aulas de campo e atividades como observação da vida marinha e silvestre, recuperação de habitat degradados e trilhas ecológicas para crianças e adolescentes, visando a educação ambiental. 

As ações do projeto contemplam a construção de 65 canteiros bio-sépticos (fossas ecológicas) e a implantação de uma Produção Agroecológica Sustentável. Também serão plantadas 20 mil mudas de mangue e cinco mil de plantas nativas, além da cobertura vegetal de quatro hectares de área do manguezal.

O programa ainda inclui a análise das atividades socioeconômicas de 34 comunidades relacionadas com a pesca, agricultura e consumo doméstico; análise de 50 amostras de água para definir os componentes físico-químicos e microbiológicos de modo a evidenciar padrões de potabilidade e impactos ambientais das atividades de monocultivos de camarão (carcinicultura) e produção de sal no estuário Barra Grande.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente