Participamos do

Polícia prende suspeitos de serem "cabeças" de facções criminosas em Horizonte

Com os suspeitos foram apreendidos armas, drogas e aparelhos celulares
15:55 | Dez. 13, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO2]
Atualizada às 18h35min
Operação da Polícia Civil do Ceará (PCCE) resultou na prisão de dois homens apontados como "cabeças" de um grupo criminoso, responsável por fazer negociações ligadas ao tráfico de drogas e outros crimes no município de Horizonte, a 45,2 quilômetros da Capital. As prisões foram realizadas entre os dias 6 e 7 de dezembro. Os detalhes da ação foram repassados durante coletiva na tarde desta quinta-feira, 13.
 
Um dos suspeitos, identificado como Francisco Régio de Sousa, de 31 anos, residia em um imóvel no bairro Pajuçara, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Arley Filho, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco), disse que o acusado havia sido preso em flagrante no mês de novembro de 2017, com uma pistola 9 milímetros municiada e cocaína. No entanto, em dezembro do mesmo ano ele fugiu.
 
Na última sexta-feira, 7, os agentes de segurança realizaram operação para capturá-lo. Quando saia de sua residência, Régio foi seguido por uma equipe da Draco. O acusado foi detido na rodovia BR 116, no bairro Pedras, em Itaitinga. Ele não reagiu a ação policial.
 
[FOTO1] 
O suspeito foi conduzido ao seu imóvel, na presença de policiais. No local, foram encontrados celulares, uma pistola calibre .40, municiada com dois carregadores, o que representa 18 munições. Além disso, foram apreendidas duas balanças digitais, 15 gramas de pó branco semelhante à cocaína e 350 gramas de maconha prensada.
 
Régio foi levado a sede da Draco, na Capital, e preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de uso restrito. Ele já respondia por homicídio, roubo, dano, receptação, associação criminosa, corrupção de menores, crime de trânsito entre outros.
 
O segundo suspeito, capturado na ultima quinta-feira, 6, foi identificado como Carlos Alexandre do Nascimento, de 36 anos, mais conhecido como "Alexandre Maluco". Ele é apontado como comparsa de Régio e tem passagens por estupro, homicídio, tráfico de drogas, receptação, falsidade ideológica e roubo.
 
“Maluco” prestava esclarecimentos na delegacia acerca de um assassinato quando foi preso. "Recebi um relatório técnico feito pela inteligência da Draco, em que constava as informações de que ele era um dos líderes de organização criminosa, em Horizonte. Com base nesse parecer, dei voz de prisão", disse a delegada Patrícia Sena, do DHPP, durante a coletiva.
 
Segundo as investigações policiais, ele comandava o tráfico de drogas no Município, além de viabilizar armas e determinar execuções na região.
 
A ação policial resultou ainda na prisão de uma terceira pessoa. Leandro Ferreira Modesto, de 26 anos, conhecido como "Gaguinho", é acusado de envolvimento no grupo de Régio e Alexandre.
 
Ele foi abordado por um equipe do Policiamento Ostensivo Geral (POG), tentou fugir, mas foi detido pelos agentes de segurança. No veículo em que ele estava, foram encontrados entorpecentes e uma pistola .40 municiada, que foi arremessada pelo indivíduo para fora do carro durante a ação.
 
O delegado Rodrigo Jatahy, do DHPP, ressaltou que o órgão tem feito ações preventivas para prisão de líderes de facções, com intuito de que esses indivíduos não cheguem a praticar crimes.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente