Guaramiranga registra maior chuva do dia no Ceará

Principais acumulados se concentraram nas regiões próximas ao litoral do Estado. Litoral de Fortaleza teve oito das dez maiores chuvas

O município de Guaramiranga, a 99 quilômetros (km) de Fortaleza, registrou a maior chuva desta quinta-feira, 7, segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foram 71,6 milímetros (mm), segundo dados preliminares. Ainda de acordo com a Fundação, a região do Litoral de Fortaleza foi uma das mais afetadas, com oito das dez maiores precipitações.

Dentre essas chuvas próximas à Capital, as mais significativas foram nas cidades de Caucaia, com 70 mm, e Maranguape, com 60 mm, respectivamente segundo e terceiro maiores registros do Estado desde a manhã da última quarta-feira, 6.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além de Fortaleza, os litorais do Pecém, Norte e o Maciço de Baturité, regiões mais próximas ao mar que banha o Ceará, registraram a maioria das chuvas do Estado no período, ao contrário dos pontos mais ao sul, como o Sertão Central e Inhamuns, onde apenas dois municípios tiveram índices observados.

Com 59 milímetros, a Capital enfrentou alguns problemas, como semáforos apresentando falhas e trânsito lento. Procurada pelo O POVO, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) afirmou que cerca de 4,5% da rede semafórica foi comprometida nesta manhã devido a problemas no fornecimento de energia e furto de cabos.

Ainda segundo a pasta, agentes e operadores atuam nos principais cruzamentos de maior fluxo veicular para disciplinar a circulação

De acordo com a Defesa Civil de Fortaleza, três riscos de desabamento foram registrados durante a madrugada desta quinta, 7.

Os casos estão situados nos bairros Barra do Ceará, Itaperi e Mondubi. Todo têm baixa gravidade, de acordo com a Defesa Civil.

Previsão do tempo

Até a próxima sexta-feira, 8, a expectativa para o Ceará é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva na faixa litorânea, além de chuvas isoladas nas demais macrorregiões, segundo a Funceme.

Esse deve ser o cenário também no próximo sábado, 9, pelo menos na faixa litorânea. Nas regiões mais adentro do Ceará, há previsão de alta possibilidade de chuva.

A Fundação também explica que a ocorrência dessas chuvas se deve a uma maior atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), somada a fatores locais como sistemas de brisa e umidades elevadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas precipitacoes risco desabamento maior chuva previsao tempo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar