Participamos do

Atual prefeito de Granjeiro, Ticiano Tomé é preso por envolvimento no assassinato de João do Povo

Secretário André Costa confirmou que o objetivo do grupo criminoso era o controle da administração municipal
08:15 | Jul. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 12h20min

O prefeito de Granjeiro, Ticiano Tomé, foi preso na manhã desta quarta-feira, 15, por envolvimento no assassinato de João Gregório Neto, o João do Povo, ex-prefeito do município distante 442,2 km de Fortaleza. A informação foi divulgada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa. O titular da pasta confirmou que o objetivo do grupo criminoso era o controle da administração municipal.

Além de Granjeiro, a operação acontece em Crato, Salgueiro (PE) e em Fortaleza. Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos e outros 12 de prisão. Haveria, ainda, um policial militar entre os presos. Ele teria montado o esquema que acabou resultando no assassinato de João do Povo. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ticiano Tomé foi preso em Fortaleza e levado nessa manhã para a Delegacia Regional do Crato. O assassinato ocorreu no dia 24 de dezembro do ano passado e estão entre suspeitos do crime José Plácido, tio do atual prefeito de Granjeiro, Ticiano Tomé, que também está na lista de suspeitos.

A Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou na época que a principal hipótese é de crime com motivação política. Também teria tido participação no crime o pai do prefeito Ticiano Tomé, no caso Vicente Félix de Souza, que passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica.

Presidente da Câmara Municipal, Luiz Márcio Pereira deve assumir ainda hoje a Prefeitura Municipal de Granjeiro.

Relembre o caso

Tomé tomou posse em 27 de dezembro de 2019, três dias após João do Povo ter sido baleado enquanto caminhava nos arredores do açude do Junco. Em março, tio de Tomé foi preso no âmbito das investigações, apontado como um dos suspeitos do crime. No total, quatro acusados já foram presos.

Um automóvel usado no crime foi apreendido numa revenda da carros no Piauí. O homem que dirigia o veículo e o dono da revenda foram presos em flagrante.

Tomé foi afastado do cargo no dia 17 de fevereiro. O presidente da Câmara Municipal, Luiz Márcio Pereira (PMN), assumiu a prefeitura interinamente. A decisão aconteceu após votação no Plenário da Câmara de Granjeiro, por seis votos a favor e três contrários. A sessão foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal de Granjeiro. Tomé já estava sendo denunciado por infrações político-administrativas. Após o anúncio do afastamento, o público que acompanhava a reunião aplaudiu a decisão.

O presidente da Câmara Municipal, Luiz Márcio Pereira (PMN), assumiu a prefeitura interinamente
Contudo, após determinação judicial expedida um dia depois, o prefeito de retornou ao cargo. Conforme a decisão judicial, proferida pelo juiz Marcelo Wolney Alencar Pereira de Matos, o afastamento de Ticiano Tomé "feriu dispositivos legais e princípios da administração pública" e é "nulo de pleno direito".

No dia 20 de maio, a sessão legislativa que votaria a cassação do prefeito foi suspensa por decisão liminar concedida pelo juiz Judson Pereira Spindola Junior, da Comarca de Caririaçu. Se tivesse ocorrido a votação, a maior probabilidade era de que o mandato do atual prefeito fosse cassado, já que o plenário é composto por nove vereadores, dos quais seis são oposição.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar