Homem morre afogado em açude do Ceará após ingerir bebida alcoólica

Corpo foi encontrado a cerca de cinco metros de profundidade; buscas só puderem ser concluídas no dia seguinte ao afogamento

13:29 | Dez. 06, 2023

Imagem de apoio ilustrativo: afogamentos estão entre as principais causas de mortes entre crianças e adolescentes, de acordo com o Corpo de Bombeiros (foto: FERNANDA BARROS)

Um homem de 31 anos, que não teve a identidade revelada, morreu afogado na tarde dessa segunda-feira, 4, em um açude de Forquilha, município a 217 km de Fortaleza. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), o corpo foi encontrado a cerca de cinco metros de profundidade, e o resgate só pode ser concluído na manhã desta terça-feira, 5.

Conforme informações repassadas por moradores da região ao CBMCE, o homem teria ingerido bebida alcoólica e depois entrado na água, o que teria ocasionado a fatalidade.

A operação foi acompanhada por familiares e amigos da vítima. Após o resgate, o corpo foi entregue a uma equipe de plantão da Polícia Militar para as providências cabíveis.

Recomendações para evitar afogamentos

Com a proximidade do período de férias, o Corpo de Bombeiros alerta para as medidas de redução do número de afogamentos, principalmente entre crianças e adolescentes. De acordo com a corporação, o nado em locais que tenham guarda-vidas e a constante vigilância dos responsáveis podem evitar um acidente grave.

Além disso, medidas como evitar o nado em locais desconhecidos, não superestimar as habilidades de nado, respeitar os limites do próprio corpo, não ingerir bebidas alcoólicas à beira de piscinas, rios, lagos ou em embarcações e seguir os avisos de segurança podem salvar vidas.

Ainda segundo o CBMCE, 493 pessoas já foram salvas de afogamentos entre janeiro e novembro deste ano. O número é cerca de 15% menor que nos 11 primeiros meses do ano passado, quando 581 resgates foram realizados.