Participamos do

Veja mapa de isolamento da área com foco da peste suína no Ceará

O foco de peste suína clássica foi identificado em Forquilha, no interior do Ceará. O perímetro compreendido pela peste passa por vigilância epidemiológica
14:51 | Out. 10, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Parte dos municípios de Sobral e Groaíras está sob alerta devido ao foco de peste suína identificado em Forquilha. As localidades estão dentro do perímetro de vigilância externa. Foram intensificadas as ações de vigilância epidemiológica nas propriedades circunvizinhas e nos possíveis vínculos, sendo realizadas atualizações dos rebanhos, verificação das condições higiênico-sanitárias, inspeção clínica dos animais e educação sanitária nas propriedades.
 
[SAIBAMAIS] 
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) continua atenta ao surgimento de novos casos e informa que todas as medidas mitigatórias estão sendo tomadas para o controle da doença e consequentes prejuízos econômicos ao setor. Já foram feitas inspeções clínicas nas propriedades num raio de três quilômetros do foco, interdição de propriedades suspeitas, além de barreiras sanitárias (proibição do trânsito de suínos na região). 

A peste suína clássica (PSC) é uma enfermidade viral multissistêmica que acomete os suínos domésticos e selvagens. A doença não traz riscos à saúde humana e nem às demais espécies de animais domésticos.

Os criadores foram informados sobre os principais sinais clínicos da doença, tais como apatia, perda de apetite, febre, falta de coordenação motora, diarreia, conjuntivite, petéquias (pontos hemorrágicos), cianose da pele (coloração azuladas) e alta mortalidade em animais jovens.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente