Conselheiro tutelar de Eusébio é denunciado por assédio e importunação

O profissional teria praticado condutas de cunho sexual contra outra funcionária, além de perseguição no ambiente de trabalho

21:34 | Fev. 03, 2026

Por: Penélope Menezes
Ministério Público do Ceará denunciou conselheiro tutelar por suspeita de assédio, importunação sexual e perseguição (Imagem meramente ilustrativa) (foto: krakenimages.com/Freepik)

Um conselheiro tutelar de Eusébio, município que integra a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi afastado de suas funções após denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE). O homem é suspeito de praticar assédio, importunação sexual e perseguição contra outra funcionária.

A Promotoria de Justiça ligada ao caso aponta que o conselheiro utilizou sua posição pública para “cometer crimes de natureza sexual contra a subordinada e coagir testemunhas”. As condutas reiteradas incluíam elogios invasivos e propostas.

O profissional teria ainda, de acordo com as investigações, praticado ato libidinoso sem consentimento da vítima e perseguido a mulher no ambiente de trabalho.

Ex-professor é preso em Quixadá por suspeita de assédio sexual | LEIA MAIS

Conselheiro tutelar de Eusébio é afastado após denúncia do MPCE

“A Promotoria de Justiça reforça que, ao praticar tais crimes, o denunciado não teria apenas vitimado uma subordinada, mas atentado contra a dignidade da administração pública e contra a confiança depositada pela sociedade em uma instituição destinada a proteger direitos”, relata o informe do Ministério Público.

A decisão judicial optou pela suspensão imediata do exercício da função pública, pelo prazo de seis meses. O suspeito foi proibido de acessar a sede do conselho tutelar e de se aproximar da vítima ou testemunhas.