Eusébio celebra 38 anos entre memórias, crescimento e identidade local
Cidade da Região Metropolitana de Fortaleza completa 38 anos marcando a trajetória entre tradição e expansão urbana
Cidade distante cerca de 22 km da capital cearense, Eusébio completa nesta segunda-feira, dia 23 de junho, seu 38º aniversário de emancipação.
O município, que está sob a gestão do prefeito José Arimatéa Lima Barros Júnior – mais conhecido como Dr. Júnior (PRD) – possui aproximadamente 74.170 habitantes e uma área de 78,818 km².
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Eusébio faz 38 anos: o que dizem os moradores
A população eusebiense se divide entre elogios e críticas à cidade.
Gerson Barroso, mora na cidade há cerca de um ano. O recém-chegado morador — que é engenheiro civil e já viajou grande parte do País — afirma com propriedade que o Ceará é o melhor lugar para se viver e o município também.
Para além dos elogios, o morador ressaltou os problemas que já pôde notar nesse pouco tempo de morada: "O Eusébio é muito sujo e tem lugares que não têm calçada para a gente andar. Tem essas coisas de toda cidade que cresceu rápido demais", afirmou o morador.
Para quem mora há mais tempo na cidade, algumas mudanças maiores foram facilmente percebidas.
"Antigamente as comunidades não andavam em transporte (público) porque não tinha. Hoje em dia a comunidade não anda se não quiser, porque tá aqui (o ônibus) gratuito" afirmou Jucineide Fernandes, moradora da região.
"Hoje os outros lugares têm, mas o Eusébio foi o primeiro nisso aqui, no True (Transporte Regular Urbano de Eusébio)", acrescentou.
A moradora também elogiou a saúde do lugar: "Eu morei em Maracanaú 14 anos, e eu saía do Maracanaú para me consultar aqui, dentro do Eusébio.”
O nome Eusébio
O nome do lugar evoca origens distintas. Uma das possíveis está relacionada à presença portuguesa na região. Contam as histórias que a casa de um senhor chamado Eusébio – criador e comerciante de animais – virou um ponto de parada e descanso para os comboieiros que vinham de Beberibe, Cascavel e Baixinho para vender alimentos em Fortaleza. Assim teria surgido o nome da cidade.
Apesar da história, não há comprovações de que o nome tenha surgido dessa forma.
Outro possível motivo remete ao ex-ministro da Justiça e senador Eusébio de Queirós, autor da lei que extinguiu o tráfico de escravizados no Brasil.
A denominação original do município era Eusébio de Queirós, mas desde 1938 passou a chamar-se apenas Eusébio.
História da cidade
As terras localizadas entre Aquiraz e Messejana, ou entre os rios Pacoti e Coaçu, eram habitadas pelos povos indígenas potiguara e outras tribos pertencentes ao tronco tupi, como os Jenipapo-Kanindé. Além de religiosos e militares portugueses, que vieram à região para catequizar os nativos e impedir o comércio com outros povos europeus.
Ao longo dos anos, o povoado às margens da estrada que ligava o Ceará ao Rio Grande do Norte – construída antes mesmo da chegada dos portugueses – manteve-se como ponto de parada.
Nos anos 1980, indústrias foram instaladas na região, fato que impulsionou a economia local e acelerou o processo de emancipação como município, consolidado em 1987.
Comemorações do aniversário
A Prefeitura de Eusébio não divulgou uma programação oficial para a comemoração do aniversário.
Uma das ações alusivas à data foi a corrida de rua "Eusébio Fest Run 2025", realizada no último domingo, 22 de junho.
O evento contou com duas modalidades – uma de 5 km e outra de 10 km – e teve sua largada por volta das 6 horas da manhã.
Atualizada às 21h30min
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente