Paciente agride técnico de enfermagem e é imobilizado em hospital no Crato

Agressão teria iniciado logo depois do paciente se queixar de dores persistentes, mesmo após receber medicação

14:40 | Ago. 13, 2025

Por: Gabriele Félix
Após a agressão, o paciente saiu da unidade hospitalar sem finalizar a medicação (foto: Leitor / Via WhatsApp O POVO)

Um técnico de enfermagem foi agredido por um paciente durante atendimento no Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, na cidade do Crato, na região do Cariri. O caso aconteceu no sábado, 9, e a confusão foi registrada por outros pacientes.

Nas imagens, compartilhadas nas redes sociais, é possível ver o momento em que o paciente está sentado enquanto recebe medicação. 

O homem teria agredido verbalmente a equipe que o atendia, após se queixar de que a dor não teria cessado. Ele então é repreendido pelo técnico de enfermagem, ação que teria motivado a agressão.

Em nota, o Hospital informou que o homem deu entrada na unidade com queixa de dor intensa e foi submetido a analgesia endovenosa, após avaliação do cirurgião geral.

Sem concluir a medicação prescrita pelo médico, o paciente evadiu-se do local. O Hospital informou que a saída do rapaz impossibilitou o acionamento da Polícia Militar. O técnico de enfermagem, por sua vez, registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia.

Agressões tiveram início logo após a medicação

Após o início da medicação, o paciente relatou dor persistente, momento em que teria sido explicado que a medicação tinha sido administrada e que o efeito não seria imediato. “Ele foi informado ainda que se o incômodo não cessasse, o médico seria acionado para nova avaliação clínica e possível mudança de conduta”, declarou o hospital.

De acordo com a unidade de saúde, foi nesse momento que o paciente teria começado a apresentar reação violenta, “agredindo verbalmente a equipe que o atendia com palavras de baixo calão, além de tentar danificar os equipamentos da Sala de Medicação".

“Diante desse cenário, um dos técnicos de enfermagem se dirigiu até o paciente, repreendendo suas atitudes em tom mais ríspido, porém, compatível com a situação”, informa o hospital.

Na gravação, é possível ouvir o técnico de enfermagem avisar ao paciente que ele não vai mais tomar a medicação, enquanto exige respeito à equipe que o atendia e remove o equipamento medicamentoso. “O povo se lascar? Respeita, rapaz”, diz o funcionário. Após a fala, o paciente se levanta e agride o técnico.

Confira as imagens

 

Outros pacientes que eram atendidos no mesmo local se assustam e tentam apaziguar a situação. Em poucos segundos, o técnico consegue imobilizar, que depois é contido por um outro funcionário.

Em nota, o hospital informou que o colaborador, “para se defender, assim como para impedir que os demais pacientes que se encontravam no local também se tornassem vítimas, conteve o paciente no chão”.