Bispo de Crato é nomeado arcebispo de São Luís do Maranhão

Dom Gilberto era bispo do Crato desde 2016, mas é natural do Pará

O bispo de Crato, no interior do Ceará, dom Gilberto Pastana de Oliveira, foi nomeado o novo arcebispo de São Luís no Maranhão. A mudança acontece após o papa Francisco acolher, nesta quarta-feira, 2, o pedido de renúncia apresentado por dom José Belisário da Silva, agora arcebispo emérito, ao governo pastoral da arquidiocese de São Luís (MA), por motivo de idade. 

Paraense, dom Gilberto nasceu em 29 de julho de 1956 e estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), onde também cursou Teologia. Em maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Crato. Sua apresentação aconteceu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, em julho do mesmo ano. Dom Gilberto exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo, em 28 de dezembro de 2016.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma. Antes de assumir o cargo no Crato, ele já tinha sido bispo de Imperatriz (MA), ordenado em outubro de 2005, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA).

Clique na imagem para abrir a galeria

O agora arcebispo emérito, dom José Belisário da Silva, tem 75 anos e é natural de Carmópolis (MG). Dom Belisário cursou Filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS), e graduou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (MG). Ele também concluiu Teologia no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. Dom José Belisário tinha sido nomeado arcebispo de São Luís pelo Papa Bento XVI em 2005.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

papa arcebispo de sao luis maranhao bispo de crato

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar