PUBLICIDADE
Notícias

Após chuvas, Museu de Luiz Gonzaga - Dom Quintino reabre para visitas no Crato

Apesar do sucesso, o museu criado quando Pedro Lucas tinha apenas oito anos ainda não possui apoio financeiro do poder público ou da iniciativa privada. O menino será premiado na 2ª Mostra Cultural de Dom Quintino

18:59 | 31/01/2016
NULL
NULL
As chuvas registradas na região do Cariri, nas últimas semanas, colocaram em risco o acervo do Museu de Luiz Gonzaga – Dom Quintino, no Crato, 504,4 km de Fortaleza. O patrimônio construído na casa da bisavó de Pedro Lucas Feitosa, 10 anos, passou por reforma na última quinta-feira, 28, e está aberto para visitação.

A estrutura do museu, criado em 2013 quando Pedro tinha apenas oito anos, chegou a ficar comprometida. "Tava com água entrando em algumas frestas do telhado, que caíram na parede e forçou. Tivemos que derrubar a parede e reformamos de novo", explica o garoto. Apesar do sucesso do acervo, o museu ainda não possui apoio financeiro do poder público ou da iniciativa privada, por isso, a reforma foi custeada pela própria família.

"Precisamos de apoio, as pessoas que querem ajudar podem falar com a gente pela página no Facebook. Por enquanto só a gente mesmo que cuida", relata Pedro, que completa 11 anos em 14 de maio. Ele chegou a receber a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, que doou um quadro de Luiz Gonzaga e também prometeu apoio.

"Ela é muito minha amiga. A gente ganhou um cartaz bem bonito do Luiz Gonzaga", contou animado, ao O POVO Online. O garoto, que sonha ser sanfoneiro e museólogo, teve a ideia de criar o acervo após uma visita ao museu do Gonzagão, em Exu (PE). Por enquanto, ele ainda não tem sanfona, mas já planeja as primeiras músicas que quer aprender a tocar: "Sala de Reboco" e "Asa Branca".
[FOTO2]
[SAIBAMAIS 2] "Eu gosto de todas as músicas do Gonzagão, mas essas aí são as preferidas. Foi pela 'Asa Branca' que eu conheci ele, em um São João da escola", lembra. A admiração surgiu quando ele tinha 5 anos e, depois de ganhar um MP3 da tia, passou a conhecer outras canções do artista.

Premiação
Pedro Lucas será homenageado com o Troféu Personalidade da 2ª Mostra Cultural de Dom Quitino, organizado por moradores do Crato, em cerimônia marcada para o dia 27 de fevereiro. A premiação, que era para ser surpresa, acabou chegando a ele por meio da mídia.

"Eu não sabia, mas aí um site postou e acabaram contando. Aí eu fiquei alegre! Essa mostra deve acontecer todos os anos, vai ter tributo e tudo", convida.

Serviço

As doações para o Museu de Luiz Gonzaga – Dom Quintino podem ser combinadas pela página oficial no Facebook.
TAGS