Sem resolução: moradores reclamam de alagamentos constantes em rua de Caucaia

Água não tem para onde escoar e deixa via e casas alagadas. Prefeitura ainda não deu solução satisfatória, dizem moradores

15:47 | Fev. 05, 2026

Por: Alexia Vieira
Rua do bairro Iparana, em Caucaia, registra alagamentos em todo período de chuvas. Moradores reclamam que nenhuma solução é dada para o problema (foto: Alisson Lucena/Leitor via WhatsApp O POVO)

Há pelo menos cinco anos, os moradores da rua Santo Onofre, no bairro Iparana, em Caucaia, sofrem com alagamentos. Sem ter para onde escoar, a água invade as casas e causa prejuízos.

O POVO já publicou reclamações sobre a via em 2025 e em 2024. Nas duas ocasiões, a Prefeitura de Caucaia afirmou que enviaria equipes técnicas ao local para averiguar a situação.

No entanto, a quadra chuvosa de 2026 chegou e o mesmo problema continua sendo relatado.

Alisson Lucena, morador da via, fez vídeos que mostram o chão de sua casa totalmente alagado nesta quinta-feira, 5. Caucaia registrou 33 milímetros de chuva, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

VEJA VÍDEO: 

“Toda vida que chove mais de meia horinha, uma hora de chuva, é água dentro de casa. O pessoal vem aqui, olha, diz que a engenharia está averiguando, e nessa brincadeira já faz cinco anos que nenhum problema é resolvido”, relata.

Segundo ele, a falta de saneamento e escoamento sempre foi um problema, mas só depois de uma obra particular atrapalhar o “curso natural das águas da chuva” foi que o alagamento passou a se intensificar. Agora, chuva é sinônimo de transtorno na rua e dentro das residências.

O POVO procurou a Prefeitura de Caucaia para questionar se é feito monitoramento da situação da via, se existe algum plano para melhorar o escoamento de água na região e se há previsão para ações concretas. Novas informações serão incluídas na matéria quando os questionamentos forem respondidos.