Caucaia começa a vacinar quem tem a partir de 72 anos e tem longas filas

Neste domingo, 21, no mesmo horário, a ação continua no distrito de Jurema, onde a equipe de imunização estará na praça do Campo do Remo, no Parque Guadalajara

12:18 | Mar. 20, 2021

Vacinação de idosos a partir de 72 anos em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (foto: Thais Mesquita/O Povo)

Fila no drive-thru para vacinação em Caucaia neste sábado:

O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, avançou mais uma fase da campanha de vacinação e começou a vacinar idosos a partir de 72 anos neste sábado, 20. No modelo drive-thru, longa filas e formou e foi preciso instalar um novo posto de vacinação para quem foi a pé diante da grande demanda. Idosos foram encaminhados ao Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia( Grec), para desafogar o atendimento na Igreja Matriz do Município. 

Entre os vacinados, estava o aposentado Lourenço Ferreira Nunes, de 74 anos. O idoso comentou que estava muito animado para receber a primeira dose do imunizante. "A gente está vendo as pessoas morrendo todo dia, temos de nós prevenir", ressaltou ele, enfatizando que teve respeito o isolamento social. A ação do sábado, 20, começou por volta das 9 horas e é prevista para ir até às 16 horas, na praça da igreja. Neste domingo, 21, no mesmo horário, será a vez do distrito de Jurema, onde a equipe de imunização estará na praça do Campo do Remo, no Parque Guadalajara.

LEIA MAIS | 81 municípios podem começar 2º fase de imunização contra Covid-19, veja a lista

Os idosos que estão na faixa-etária estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde e ainda não foram vacinados devem comparecer nos locais portando documento com foto, CPF e comprovante de endereço. Quem ainda não fez o cadastro também receberá a dose da vacina, realizando o cadastramento no local.

Até o momento, segundo a Prefeitura de Caucaia, já foram aplicadas 27.175 doses de vacina, entre primeira e segunda doses, de acordo com os grupos prioritários: idosos, profissionais de saúde e indígenas.

No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) deu aval para 81 municípios avançarem para a 2ª fase da imunização, que contempla idosos acima de 60 anos. Contudo, o início do procedimento depende da logística de cada prefeitura, o que deve acontecer à medida em que novas doses chegarem ao Estado. Chegou ao Ceará também na manhã deste sábado, 20, o décimo lote de vacinas contra Covid-19. Desta vez são duas vacinas diferentes: 162.600 doses da Coronavac e 20.250 doses da AstraZeneca.

O avanço é permitido após o Ceará ter ultrapassado a estimativa de vacinação do Ministério da Saúde (MS) ao vacinar mais de 75% dos grupos prioritários da fase 1, estipulado por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo a pasta, do primeiro grupo de contemplados já receberam a primeira dose da vacina 104,5% dos idosos a partir de 75 anos e 71,87% dos profissionais da saúde.

Fortaleza

Em Fortaleza, por enquanto, segue a vacinação de idosos a partir de 75 anos e profissionais de saúde. Durante o feriado, na  sexta-feira, 19 e no fim de semana, 20 e 21, a Prefeitura de Fortaleza segue vacinando os grupos prioritários da primeira fase do Plano de Vacinação contra a Covid-19. Os idosos nessa etapa recebem a segunda dose do imunizante nos quatro drives de vacinação : na Arena Castelão, no Centro de Eventos, no RioMar Kennedy e no RioMar Papicu. Os trabalhadores da saúde receberão a primeira e segunda dose da vacina no Centro de Eventos do Ceará. Os agendados recebem confirmação por mensagem ou e-mail.