Em Caucaia, cerca de 110 processos envolvendo fake news são investigados

O atual prefeito Naumi Amorim (PSD) tenta reeleição em disputa com Vitor Valim (Pros)

Mais de 110 processos envolvendo fake news são investigados pela 20ª Zona Eleitoral em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os casos são acompanhados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). A população do município decide neste domingo, 29, quem comanda a Prefeitura pelos próximos quatro anos. O atual prefeito Naumi Amorim (PSD) tenta reeleição em disputa com Vitor Valim (Pros) neste segundo turno.

"É o delito mais utilizado hoje em dia, que induz o eleitor ao erro. Na democracia, e esse é o papel da Justiça Eleitoral, é preciso garantir que cada eleitor possa votar de forma livre, independente, sem falsa informação", afirmou o juiz da 37ª zona, Edson Ponto.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A região central e litorânea de Caucaia, sob o comando da 37ª Zona Eleitoral, não registrou nenhum crime eleitoral. A informação é do Luiz Alberto de Oliveira, chefe do equipamento. A região tem 52 locais de votação, com 228 urnas, no total. Conforme Luiz, cinco máquinas apresentaram problemas. Quatro foram substituídas.

Quem percorrer as ruas viu uma cidade militarizada. Guarda Municipal, Policia Militar, Força Nacional, Exército reforçaram o policiamento na região. O clima na manhã era de força do candidato Vitor Valim (Pros) apoiado no discurso contra corrupção mirando no episódio que envolveu irmão e secretários de Naumi Amorim. Por outro lado, o atual prefeito, que tenta reeleição, evitou exposição.

Patrícia Ferreira, 24, atua neste segundo turno como advogada para um dos candidatos na Escola Maria Dolores, no bairro Novo Pabussu, em Caucaia. No primeiro turno, desempenhou a mesma função, mas no município de Itapajé, distante 128 quilômetros de Fortaleza.

"Tranquilo totalmente não foi. Sempre há intercorrências, pessoas que desrespeitam a legalidade. Independente ser do partido A ou B", comenta sobre o dia.

Luana Maciel, 36, vendedora, votou neste domingo, 29, acompanhada dos dois filhos e da mãe. Para ela, é preciso continuar o que foi iniciado para que a cidade permaneça avançando, cita a área da saúde e educação como prioridades, também aponta a necessidade de pavimentação no município.

Jefferson Rodrigues, 19, participou pela primeira vez deste ano na escolha do prefeito de Caucaia. Para o jovem, a segurança pública deve ser prioridade da próxima gestão. "Para nós, jovens, é muito inseguro. Até para andar entre os bairros. Mesmo para quem não é envolvido com nada."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SEGUNDO TURNO CAUCAIA VITOR VALIM FAKE NEWS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar