PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Em Caucaia, obras de requalificação do Centro começam em meio à pandemia do coronavírus

A gestão do município, no entanto, afirma que mantém ações de enfrentamento à Covid-19

10:47 | 20/04/2020
Primeira fase das obras começam nesta segunda
Primeira fase das obras começam nesta segunda (Foto: Divulgação/Prefeitura de Caucaia)

Começam nesta segunda-feira, 20, as obras de requalificação do Centro de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com a Prefeitura do município, com a diminuição do fluxo de pessoas devido o decreto de emergência em saúde, as intervenções não deverão impactar negativamente a dinâmica da quarentena.

Orçadas em R$ 35 milhões, as obras, atualmente em primeira etapa, fazem parte do Programa de Infraestrutura Integrada - Avança Caucaia. O projeto foi financiado por empréstimo entre a Prefeitura de Caucaia e o CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina. A Prefeitura tem 90 dias para concluir as obras, a não ser que o andamento da quadra chuvosa indique necessidade de prorrogação.

Na primeira fase da requalificação, serão feitas novas calçadas e piso, terraplenagem, nova pavimentação asfáltica, drenagem superficial com trincheiras, nova sinalização e paisagismo. Serão requalificadas dessa forma as ruas Barão de Ibiapaba, Juaci Sampaio Pontes, Manoel Ferreira e a rua Coronel Correia, no trecho entre as ruas Plácido Monteiro Gondim e Jerônimo Amaral.

Terão novas calçadas e pisos revitalizados, além de nova sinalização e paisagismo, as ruas Francisco Sales, Presidente Castelo Branco (rua José da Rocha Sales) e Nossa Senhora dos Prazeres. O calçadão da rua Jacob Gomes terá nova pavimentação com blocos intertravados. Intervenções devem dar nova estética e trazer diferente trafegabilidade de pedestres e veículos no segundo maior município do Estado.

Em comunicado oficial, o prefeito Naumi Amorim considera o momento oportuno, já que a movimentação de pessoas e veículos diminuiu consideravelmente com a quarentena. Ele destaca que a requalificação vem após reforma do Mercado Público e mudanças nas paradas de ônibus.

"Esta é a tão esperada requalificação do centro de Caucaia. São obras de mobilidade. Cada detalhe é pensado para a cidade conviver em todos os seus modais e poder crescer de forma sustentável", afirma o coordenador do Avança Caucaia, Fábio Mota.

Avança Caucaia

O programa de infraestrutura integrada é o maior da história do município, orçado integralmente em mais de R$ 320 milhões. É também o primeiro financiamento internacional de Caucaia.

Ruas com interdições no decorrer da próxima semana:
- Rua Cel. Correia (entre as ruas Plácido M. Gondim e Jerônimo Amaral);
- Rua Barão de Ibiapaba (entre as ruas Edson M. Correia e Cel. Correia);
- Calçadão Jacob Gomes (ao lado do Mercado Público);
- Rua Juaci Sampaio Pontes (entre as ruas Edson M. Correia e Cel. Correia);
- Rua Manoel Ferreira;
- Rua Francisco Sales;
- Rua Nossa Senhora dos Prazeres (Correios);
- Rua Pedro Gomes da Rocha;
- Rua Pres. Castelo Branco (Sefaz).

As ruas Manoel Ferreira, Francisco Sales, Nossa Senhora dos Prazeres (trecho do Colégio Janusa Correia), Pedro Gomes da Rocha e Presidente Castelo Branco serão parcialmente impactadas no fluxo viário.

Desvios sugeridos

1º Trecho: de acordo com a Prefeitura de Caucaia, que passar pela rua Coronel Correia, deve prosseguir na rua Plácido Monteiro Gondim e entrar à direita na rua João Alfredo, prosseguindo na direção da rua José Matias de Brito. Depois, entrar à direita e adentrando novamente a rua Coronel Correia, no sentido Oeste – Leste da rodovia Estruturante (CE-085).

2º Trecho: quem estiver se deslocando pelo viaduto do bairro Nova Metrópole tem a opção de entrar à direita e pegar a Coronel Correia sentido Fortaleza ou, para a opção de ir ao centro de Caucaia, seguir no sentido da Jerônimo Amaral que estará como mão dupla até a João Alfredo.