Participamos do

Trânsito no viaduto da BR-020 é liberado nesta segunda-feira, segundo Dnit

Viaduto foi alvo de ataques em janeiro. Órgão federal afirma que obra de restauração de coluna foi feita em tempo recorde
11:50 | Abr. 29, 2019
Autor Alexia Vieira
Foto do autor
Alexia Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O fluxo de veículos voltou a passar pelo viaduto da BR-020, em Caucaia, por volta das 14 horas desta segunda-feira, 29. A informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Desde janeiro o local estava bloqueado para reparos em uma das pilastras de sustentação. A estrutura foi comprometida após ser atacada com explosivos por membros de facções criminosas durante a onda de violência que ocorreu no Ceará no início do ano.

Na manhã desta segunda, o local, que também é conhecido como viaduto do Metrópoles, ainda não estava liberado para o trânsito. Trabalhadores do Dnit retiravam os últimos materiais de construção, faziam limpeza do canteiro central e trocavam as barreiras metálicas de segurança. A restauração da coluna danificada foi completamente concluída e, com isso, os andaimes e equipamentos externos de sustentação foram removidos do local.

Equipamento localizado em Caucaia está interditado desde janeiro
Equipamento localizado em Caucaia está interditado desde janeiro (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a superintendente regional do Dnit, Liris Silveira, foram feitos testes de segurança no viaduto durante o fim de semana. Em um deles, um caminhão com 22 toneladas de carga foi posto no local para medir a qualidade da estrutura.

Para o reparo da coluna, o bloco de fundação foi refeito, houve a demolição parcial do tubulão, o aparelho de apoio foi trocado, concretagem do pilar e construção de um console de sustentação foi realizada, além do macaqueamento do tabuleiro para a posição original, da finalização do topo do pilar com a instalação de um novo aparelho de apoio e a moção da pilastra para o lugar de origem. 

Para o tamanho do dano, Liris considerou os trabalhos em três meses rápidos. “Para a gravidade do problema, foi tempo recorde. Foram muitos trâmites burocráticos para resolver um problema desse tipo”, afirmou à rádio O POVO CBN.

Enquanto o trânsito ainda não estava liberado, os motoristas precisaram fazer desvios pelas alças do viaduto, passando também pela BR-222. O trecho, no entanto, tem sido alvo de reclamações e transtornos pela quantidade de buracos na via. Nesta manhã, diversos carros e caminhões formavam grande engarrafamento na área. No retorno próximo ao shopping TendModa, os motoristas passaram com cuidado e velocidade reduzida pelas crateras que se formaram na estrada.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags