Participamos do

PM e Funai flagram posse ilegal de terra e apreendem carro-pipa tirando água de área indígena

Uma mulher afastava os índios das terras com uso de armas. Também foi encontrado carro-pipa retirando água sem licença
17:30 | Nov. 21, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) realizaram fiscalizações em área indígena do povo Tapeba, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação foi registrada na última segunda-feira, 19.

De acordo com o BPMA, durante a fiscalização, caminhão-pipa foi flagrado retirando água de espelho d'água pertencente ao Rio Ceará sem que houvesse licença. O motorista e o ajudante foram encaminhados à sede da Superintendência da Polícia Federal e os proprietários da empresa estiveram na sede da PF para prestar esclarecimentos.

[FOTO2]Já em relação às terras, a Polícia recebeu informação de que uma mulher que estava na área indígena portava armas e não deixava o povo tapeba se aproximar, usando arma de fogo para impedi-los. Ao chegar no local indicado, a própria mulher confirmou para o BPMA a existência das armas.   

 

Ainda foram apreendidos máquina de solda, lixadeira, cartuchos e peças para fabricação de armamento. Os quatro primeiros, que seriam da ocorrência relacionada ao carro-pipa foram liberados. Já  a mulher foi autuada em flagrante no artigo 17 da Lei do Desarmamento. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Foram apreendidas duas armas calibre 32 e uma espingarda artesanal calibre 12. Ainda foram encontrados equipamentos de fabricação de armas artesanais. A mulher também foi encaminhada à Superintendência da Polícia Federal, que ficou responsável pelo procedimento.

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente