Participamos do

Trio é capturado após balear e roubar arma de PM em Caucaia

O subtenente já saiu da UTI e não corre mais risco de morte
22:23 | Mar. 27, 2018
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um trio foi capturado pela Polícia Civil na última sexta-feira, 23, após balear e roubar a arma de um subtenente da Polícia Militar do Ceará (PM-CE), no bairro Tabapuá, em Caucaia, na quarta-feira, 21. A ação criminosa ocorreu no km 7 da BR-020. Participaram da ação um adolescente de 17 anos e outros dois homens, um de 18 e outro de 22 anos.
[FOTO1]
As informações foram repassadas pelo delegado da 11ª Delegacia da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Renato Almeida, em coletiva de imprensa. O POVO Online apurou que os jovens pertencem à mesma facção do traficante Rogério Bocão, o Comando Vermelho (CV). 
[SAIBAMAIS]
O adolescente de 17 anos foi o responsável pelo disparo com a arma de fabricação caseira. Com esta, foi realizado um disparo na face da vítima, na região do olho. Com a arma roubada, o criminoso de 18 anos realizou os outros dois disparos. A atuação do terceiro personagem da história, o homem de 22 anos, resumiu-se ao recolhimento e repasse da arma para o autor do disparo, bem como o roubo do celular do subtenente.   

Ainda de acordo com o delegado, no momento do crime, o subtenente estava dentro de sucata de sua propriedade. No local, durante o roubo, atiraram no policial pelo menos três vezes. "Uma vez com a arma que eles estavam, de fabricação caseira, calibre 38 e por duas vezes com a própria arma do subtenente após a subtração (ou seja, o roubo da arma)". O objetivo exclusivo da ação era roubar a arma do policial, uma Taurus 838, calibre 380. A arma do subtenente ainda não foi encontrada. Em depoimento à Polícia, os três disseram que a arma foi tomada por líder de facção criminosa. 

Almeida explica que o jovem de 18 anos passava pelo local todos os dias - o trio mora no Tabapuá. A partir desta rotina, ele percebeu a presença diária do PM. Conforme as investigações da Polícia Civil, a ideia do grupo era vender a pistola e repartir o dinheiro
 
Duas prisões e uma apreensão 

Logo após o crime, os três fugiram para um mangue que fica no mesmo bairro da sucata. Lá, permaneceram até a noite, quando as equipes encerraram as diligências no local. O adolescente foi o primeiro localizado, na manhã de sexta-feira, no bairro Jardim América. 

A localização do mais novo dos integrantes foi possível após a Polícia Civil ter recebido a informação de que o jovem chegou ao bairro sujo de lama. A partir disso, a Polícia levantou os possíveis locais onde o jovem estaria. Amigos e familiares compunham os alvos da Polícia.  

Em seguida, o adolescente informou os prováveis locais onde os outros dois estariam. O homem de 18 anos foi encontrado em Jubaia, em Maranguape. Ele, por sua vez, informou que o criminoso de 22 anos pegou uma carona até Itapipoca. A Polícia Civil foi ao local e o prendeu.  

O celular do PM foi jogado em um rio enquanto eles estavam escondidos no mangue.

Estado de saúde do PM

Ainda internado, o subtenente saiu da Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) e não corre mais risco de morte. Entretanto, o policial segue em observação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente