Participamos do

Servidores municipais de Caucaia paralisam atividades nesta terça

16:57 | Fev. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Cerca de cinco mil servidores municipais de Caucaia prometem paralisar as atividades nesta terça-feira, 18. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) do município, a categoria apresentou 21 pautas da Campanha Salarial, mas não recebeu nenhuma proposta da Prefeitura. Além da paralisação, no mesmo dia, será realizada uma rodada de negociação com a Prefeitura.

Segundo a categoria, o município alega estar no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que impossibilitaria mais gastos. "Eles sempre colocam a LRF como impasse, justificando que está extrapolada. Mas, pedimos a folha de gastos, já que sempre temos acesso a previsão de quanto entra no município. Porém, queremos saber com que e com quem estão gastando - eles não querem viabilizar para o sindicato. Não está fácil", disse a dirigente do Sindsep, Maria Santos.

Na última sexta-feira, 14, houve a primeira rodada de negociação, mas sem acordo. Segundo o Sindicato, apenas os representantes da Secretaria de Administração, da Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento e da Procuradoria Geral do município. Porém, a categoria requer a participação de outras Secretarias, como da Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social. A dirigente do Sindsep afirma que os representantes da Prefeitura estão dificultando as negociações.

"Na primeira negociação deu para sentir que não será fácil. Marcaram a reunião às 11h em local de difícil acesso, onde não tem lanchonete perto, nem vende nada próximo. A comissão da categoria saiu (da reunião) só às 14h sem repostas (às reivindicações)", afirma Maria Santos.

Segundo o Sindsep, caso não haja acordo nesta terça-feira, 18, a categoria continuará com as atividades paralisadas.

Reivindicações

De acordo com Sindicato, professores de escolas e creches, profissionais da saúde, assistentes sociais, garis e agentes administrativos estão insatisfeitos com a falta de proposta da Prefeitura e sinalizam greve geral, caso a Administração do Município não avance nas negociações.

Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial para os profissionais de nível superior, o cumprimento da Lei do Piso do Magistério, a progressão na carreira dos servidores de nível superior e reajuste salarial dos enfermeiros.

O POVO Online tentou entrar em contato com as Secretarias envolvidas na negociação com os servidores municipais, mas apenas a Secretaria de Educação (SME) atendeu as ligações. Segundo a SME, o secretário Ambrósio Ferreira prefere não se pronunciar antes da rodada de negociação.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente