Estudantes de Cascavel abordam o tema igualdade de gênero e feminismo através de cordel nas escolas

O projeto segue combatendo os preconceitos, uma vez que vencer a cultura do machismo ainda é um grande desafio

Falar sobre temas que abordam a igualdade de gênero e o feminismo não está mais restrito às grandes cidades. Pensando assim, estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, em Cascavel, a 63,1 km de Fortaleza, abordam o assunto através do resgate da literatura de cordel em sala de aula. Por meio dessa iniciativa, elas foram finalistas da premiação nacional Desafio Criativos da Escola de 2019.

O projeto surgiu depois de alunas terem sofrido por conta de machismo dentro das unidades educacionais. As estudantes passaram a promover reflexões sobre a cultura machista dentro da escola. A partir disso, decidiram ajudar outras pessoas que passaram pela mesma situação a entender a diversidade dos papéis da mulher na sociedade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Surgiu então a “Dice - Será que a sociedade ainda não entendeu?". Dice refere-se à deusa grega da justiça. A iniciativa interage em diversas ações que são realizadas dentro e fora da escola. Além disso, são feitas rodas de acolhimento, com discussões sobre músicas machistas, por exemplo. Foi criada também uma apostila com informações sobre como identificar o machismo e formas de combatê-lo.

Atualmente, o projeto segue combatendo os preconceitos, uma vez que vencer a cultura do machismo ainda é um grande desafio.
Atualmente, o projeto segue combatendo os preconceitos, uma vez que vencer a cultura do machismo ainda é um grande desafio. (Foto: Divulgação)

As jovens promoveram uma importante mudança dentro do calendário escolar. Além do “Dia Internacional da Mulher”, elas conseguiram levar o tema "feminismo" para ser debatido durante todo o ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ESTUDANTES FEMINISMO CONSCIENTIZAÇÃO CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar