Participamos do

Fotógrafo cearense revela o extraordinário no cotidiano

Gilmar Silva, que nasceu e mora em Cascavel, fez da adversidade sua aliada. Fotografa em lugares simples que se transformam na edição de imagens. A originalidade do trabalho tem chamado atenção nas redes sociais e fora delas
12:00 | Out. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Gilmar Silva retrata personagens entre as plantas do quintal, a água da chuva que resta na rua, o terreno onde a vegetação cresce espontaneamente. Retira e realça dos cenários mais simples e consegue imagens originais. O trabalho vem ganhando repercussão entre profissionais e clientes. Hoje, já são 230 mil seguidores nas redes sociais. 
 
Sua relação com a fotografia começou há quatro anos. Antes disso, Gilmar era ator de teatro e nem pensava em atuar no ramo. “Meu irmão mais velho era fotógrafo e às vezes me chamava para ir aos ensaios com ele, mas nem sempre eu queria ir. Um dia ele me deu uma câmera, dessas simples, e eu comecei a fotografar tudo que via. Fui tomando gosto pela fotografia aos poucos. Meu irmão saiu do ramo e um amigo me deu uma câmera profissional de presente. Daí em diante, comecei a estudar mais a fundo a fotografia e me apaixonei”, revela. Hoje, Gilmar conta com a ajuda do irmão mais novo Wemyson Silva. 
 
Natural de Cascavel, o rapaz, de apenas 25 anos, escolhe locais improváveis para os ensaios. Ele conta que teve que apurar o olhar para encontrar o que queria entre as poucas opções da cidade onde nasceu e mora até hoje. “Sempre me incomodei em fazer fotos 'normais'. Temos a praia, mas acho que é muito comum. Como sou da arte, trabalhei em teatro, acabei estimulando minha visão artística para as fotos. Encontrava lugares simples e comecei a querer fazer imagens desses lugares. Hoje eu consigo olhar para uma parede feia e imaginar uma bela foto ali”, conta o fotógrafo. 
 
“No início, era difícil convencer meus clientes que faríamos um ensaio no lugar que eu escolhia. Eles não acreditavam que daria certo aí eu tentava fazer um acordo. Por exemplo, se o local escolhido por eles fosse a praia, eu concordava e pedia para antes passarmos em um lugar pra fazer uma foto. E era qualquer lugar, tipo uma poça d’água, sabe? Eles estranhavam mas topavam e assim fui criando meu trabalho. Hoje eles confiam plenamente quando sugiro um cenário”, relata Gilmar, que já ministrou workshops sobre fotografia criativa em Recife (PE) e Brasília (DF).
 
Acrescente o ‘vício’ em edição de imagens à paixão pela fotografia. O resultado impressiona. “Antes de fotografar, eu já gostava de editar. Trabalhava com Photoshop e sempre gostei muito. Sento de frente ao computador e me dedico a editar cada uma das minhas fotos com muito prazer. E, sem dúvida, quando fotografo, já imagino a edição daquela foto”, completa Gilmar. 
 
Redes Sociais
O Instagram tem sido o principal meio de divulgação do trabalho do cearense. O estilo ‘Foto x Local’, que mostra como a imagem foi produzida e o resultado final, tem atraído e conquistado cada vez mais pessoas. “Me surpreendo a cada trabalho que faço. Não imaginava ir tão longe. Nunca pensei que chegaria nem a 10 mil seguidores nas redes sociais”, disse Gilmar. Atualmente, o fotógrafo tem mais de 230 mil seguidores na plataforma. Um sucesso que cresce o número de clientes todos os dias e o fez receber pedidos de orçamento até de outros países.
 
Gilmar se prepara para alçar voos ainda maiores. Segundo ele, entre os projetos, está a abertura de turmas para workshops sobre fotografia criativa e edição de imagens pelas cidades do Ceará, além de outros planos. 
 
Confira um pouco mais do trabalho de Gilmar na galeria abaixo: 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente