PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Cariri concentra maior número de chuvas nas últimas 24h; chove em 40 municípios no CE

No acumulado para o mês de janeiro, o Cariri já registrou 129,4 milímetros de chuva, índice 12% inferior à média histórica

17:27 | 19/01/2020
Choveu em 40 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, de acordo com balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Choveu em 40 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, de acordo com balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). (Foto: Reprodução/Funceme)

Choveu em 40 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, de acordo com balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações ficaram mais concentradas na parte Sul do Estado, quando tradicionalmente as chuvas da pré-estação chegam primeiro.

A maior chuva, de 128 milímetros (mm), foi registrada na cidade de Cariús, na região do Cariri. As outras duas maiores precipitações também foram registradas na mesma macrorregião: Várzea Alegre (80 mm) e Altaneira (79,6 mm). No acumulado para o mês de janeiro, o Cariri já registrou 129,4 milímetros de chuva, índice 12% inferior à média histórica.

O Sertão Central e Inhamuns, uma das regiões historicamente mais secas do Estado, registrou chuva de pelo menos 30 mm em seis municípios. Campos Sales, município localizado na região, atingiu a maior marca, de 73 mm, entre as 7 horas desse sábado e o mesmo horário deste domingo.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), choveu 5 mm em Maracanaú. Não houve registro de chuva na Capital.

Previsão

Neste domingo, a Funceme prevê nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Nas demais áreas, eventos de chuva.

Já no início da semana, o órgão aponta que na segunda-feira, 20, haverá predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva no sul; e na terça-feira, 21, predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva no litoral Norte, na Ibiapaba e no sul.