Policial civil é preso suspeito de extorquir empresários em Canindé

Inspetor exigiria valores para não encaminhar supostas irregularidades a órgãos competentes

Um inspetor de Polícia Civil foi preso nesta segunda-feira, 20, suspeito de extorquir empresários de Canindé, a 118 quilômetros da Capital. A investigação identificou que o suspeito levantava dados sobre empresários que tinham contratos firmados com prefeituras, através de processos licitatórios, e passava a exigir valores para que supostas fraudes nos certames não fossem informadas à Delegacia de Combate à Corrupção nem ao Ministério Público Estadual (MPCE).

As denúncias chegaram ao MPCE há cerca de seis meses através meio dos próprios empresários que foram vítimas do golpe. Um ex-policial militar ajudava o inspetor nas extorsões, apontou a investigação. Este alvo é considerado foragido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A prisão do inspetor, que não teve o nome divulgado, ocorreu mediante mandado de prisão temporária. Ele era lotado na Delegacia Regional de Canindé e foi afastado das funções.

O 3º Núcleo de Custódia de Quixadá, a 98,7 quilômetros de Canindé, também acatou os pedidos do MPCE de busca e apreensão domiciliar e de quebra de sigilo bancário e fiscal, além de quebra de sigilo dos dados telefônicos e os armazenados nos aparelhos celulares apreendidos.

A operação foi uma parceria do MPCE com a Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). Confira na íntegra nota da CGD sobre o caso:

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), por intermédio da Delegacia de Assuntos Internos (DAI), cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão temporária em desfavor de um Policial Civil, no município de Canindé/CE.

A Operação tem como objetivo a obtenção de elementos de informação visando instruir investigação de crimes contra a administração pública.

O trabalho investigativo, que já dura cerca de 6 meses, apura as condutas do Policial Civil e de um ex-Policial Militar, que estariam exigindo valores de empresários que mantém contratos com Prefeituras Municipais, da cidade de Canindé/CE e de região circunvizinha, para não investigar supostas fraudes em licitações. No entanto, apesar de tais apurações não existirem, os empresários eram obrigados a pagar altos valores à dupla. O ex-policial encontra-se foragido.

A ação contou com o apoio da Promotoria de Justiça de Canindé/CE, e os mandados de busca e apreensão e de prisões temporárias foram expedidos pelo 3° Núcleo de Custódia e de Inquéritos. Além das prisões e das buscas, também foram autorizadas as quebras de sigilo bancário e fiscal, além das quebras de sigilos dos dados telefônicos e os armazenados nos aparelhos celulares apreendidos. O Inspetor de Polícia Civil também foi afastado das funções.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública Ceará Extorsão empresários Canindé Corrupção Policial Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar