Participamos do

Ursos só podem ser transferidos após parecer da Semace, diz Santuário de Canindé

O motivo central pela petição de transferência dos animais seria o calor que faz no município cearense
16:37 | Nov. 10, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] O Santuário de Canindé, administrador do zoológico São Francisco, publicou nota neste sábado, 10, sobre o pedido de resgate dos ursos Dimas e Kátia pelo Instituto Luisa Mell. De acordo com o comunicado, nenhuma decisão sobre a transferência dos animais será tomada sem o parecer da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O órgão é responsável pela supervisão do zoológico. A campanha pela mudança dos animais surgiu após o resgate da Ursa Marsha, rebatizada de Rowena, de um zoológico no Piauí, feito pela ONG no último fim de semana. O motivo central pela petição seria o calor que faz no município cearense.
 
[VIDEO3]
A nota assinada pelo Frei Marconi Lins afirma que os animais estão sendo "bem tratados". “A situação dos ursos, aqui em Canindé, em nada tem a ver com a da que estava no zoológico de Teresina, no Piauí. Não podemos admitir que nesta questão pessoas do sudeste maculem a competência dos nordestinos”.

Além disso, a adminstradora do estabelecimento acrescenta que uma possível transferência para o Rancho dos Gnomos, do Instituto Luisa Mell, não pode "macular" os cuidados que estão sendo realizados no Ceará, nem a competência dos profissionais, veterinário e bióloga, que cuidam dos animais.
 
Confira a nota
 
[VIDEO2]
Reunião

O comunicado destacou o encontro que houve entre o Santuário de Canindé e o Instituto Luisa Mell, no Ceará, em 1º de novembro deste ano. Na ocasião, a ativista esteve no Estado e fez uma visita ao local onde os ursos vivem.
 
[VIDEO1]
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente