Policiais que estavam na delegacia durante o homicídio de jovem de 19 anos serão investigados

O inquérito policial será remetido à Delegacia de Assuntos Internos (DAI), vinculada à CGD

06:21 | Fev. 08, 2022

Delegacia Regional de Camocim (foto: via WhatsApp O POVO )

Policiais que estavam na delegacia no momento do homicídio que vitimou Mateus Silva Cruz, de 19 anos, serão investigados pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD).  O jovem foi morto a tiros dentro da Delegacia de Camocim após uma confusão com o policial militar Gorge Tarik de Vasconcelos Ferreira, de 33 anos, que foi preso em flagrante.

O agente de segurança atirou em Mateus, que estava algemado, desarmado e sob a custódia do Estado.

A Comarca do Plantão Judiciário da 15ª Região, por meio do juízo, decidiu converter a prisão do militar em prisão preventiva e que o caso seja encaminhado á CGD. "Por fim, tendo em vista que o crime ocorreu dentro da Delegacia de Polícia, onde a vítima estava custodiada, expeça-se ofício a Corregedoria da Polícia Civil e Militar para apurar as condutas dos policiais que estavam no local", decidiu o juiz. 

O policial militar entregou a arma e prestou depoimento após ter atirado contra Mateus e relatou que estava arrependido. Ele diz que estava "tomado pela fúria".

Mateus e Tarik haviam discutido e o agente de segurança teria sido agredido pelo rapaz, que fugiu. Em seguida, uma composição da PM, que tinha sido acionada por Tarik, prendeu Mateus e o levou à delegacia. No local, Tarik disparou contra o jovem diversas vezes. 

 Nota da SSPDS 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que o inquérito policial que investiga as circunstâncias da morte de um homem de 19 anos, ocorrida dentro de uma repartição pública, na madrugada do domingo (06), será remetido à Delegacia de Assuntos Internos (DAI), vinculada à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

Na ocasião, um policial militar, de 33 anos, que estava de folga, foi preso e autuado em flagrante pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), em Camocim - Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará, por atirar contra a vítima, que foi a óbito. Antes do homicídio, uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada para atender a uma ocorrência, que envolvia o policial militar.

A vítima do homicídio e o militar suspeito teriam se desentendido em um estabelecimento comercial. Eles foram conduzidos para a Delegacia Regional de Camocim. No local, enquanto aguardavam o procedimento, o militar atirou contra o homem que não resistiu aos ferimentos e morreu. O policial militar foi colocado à disposição da Justiça e permanece preso no Presídio Militar. Ele teve sua arma apreendida.

A SSPDS reitera que não compactua com desvios de conduta de seus agentes e determinou a apuração imediata dos fatos para possível responsabilização de policiais militares e civis envolvidos na ocorrência. A pasta informa ainda que a própria CGD também conduz investigações paralelas sobre o assunto.