Ministério Público pede que Boa Viagem apresente plano de vacinação

Técnica de enfermagem Maria Zélia Farias de Paiva de 63 anos de idade foi a primeira vacinada. Município recebeu 245 doses

A 1ª Promotoria de Boa Viagem, recomendou nesta terça-feira, 19, ao prefeito e à secretária de Saúde o município que apresentem, no prazo de até dez dias, um Plano de Vacinação contra a Covid-19. Questionada pelo O POVO, a Prefeitura afirma que inclusive já começou a imunização, tendo vacinado cinco profissionais de saúde nesta terça-feira, 19. A técnica de enfermagem Maria Zélia Farias de Paiva de 63 anos de idade foi a primeira vacinada. Os outros foram médicos, enfermeiros e técnicos. Foram recebidas 245 doses.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >Solicitação do plano pontua que deverá ser informado se o município dispõe de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de estrutura e recursos humanos para vacinação. Segundo a Prefeitura, estes fatores já estão alinhados. "Conforme o promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz, membro do MPCE em respondência pela 1ª Promotoria de Justiça de Boa Viagem, no plano de vacinação o Município deverá indicar, dentre outras informações, quais serão os grupos prioritários vacinados na cidade, sob pena de ajuizamento de Ação Civil Pública em caso de descumprimento da Recomendação", diz MPCE.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O órgão pede ainda que a gestão municipal divulgue o quantitativo de pessoas abrangidas nesta primeira fase da imunização, a respeito dos grupos prioritários, além de informar também o planejamento para a aplicação da segunda dose do imunizante. Também é solicitado que a Prefeitura destaque como fiscalizará o cumprimento dos critérios de priorização.

O Município deve ainda, "por fim, encaminhar, quinzenalmente, o inventário dos medicamentos/insumos utilizados pelo município para atendimento aos pacientes com Covid-19, tanto nos casos leves quanto aqueles que demandam hospitalização". Ao O POVO, a Prefeitura confirma que foi notificada e irá responder o MPCE.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ministério público estado ceará município boa viagem plano vacina boa viagem vacina covd ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar