Participamos do

Número de municípios com chuva cai ainda mais, mas Funceme prevê melhora no domingo

Entre ontem e hoje, apenas 21 município registraram chuva. A previsão da Funceme é de que o quadro melhore no domingo
11:54 | Abr. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
As chuvas devem voltar em maior quantidade e alcançar mais municípios no fim de semana. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chances maiores no domingo, 29. Entretanto, o número de municípios com chuva ainda é baixo; entre quarta-feira, às 7 horas, e esta quinta-feira, no mesmo horário, só 21 municípios registraram precipitação, ainda menos que entre treça e quarta-feira, quando havia chovido em 26 municípios, menor número desde 18 de março.

"Domingo a tendência deve melhorar com chuvas no Estado devido a ZCIT". A previsão é feita por David Ferran, meteorologista da Funceme. A ZCIT é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pelas chuvas no Ceará, e encontra-se sobre o oceano atlântico, um pouco afastada da região cearense. 

Os motivos que aproximam o fenômeno são vários e, segundo Ferran, "é difícil afirmar fator único". Mas, dois deles podem colaborar, de acordo com o meteorologista. O primeiro é a diferença de pressão entre o Hemisfério Sul e Norte; neste caso, o ul Sprecisa ficar com pressão maior que a do norte. Outro fator importante é a oscilação Madden e Julian, uma  pressão atmosférica de nível tropical, que parte da indonésia, cruza o oceano pacífico e se propaga em direção a américa do sul.
 
[SAIBAMAIS]

Oscilação da chuva
Apesar de este mês de abril ser o mês mais chuvoso da década, os últimos dias do mês têm registrado pouca incidência de chuva na região cearense. Entre ontem, 25, e hoje, 26, o município  com maior precipitação foi Bela Cruz com 25 milímetros(mm), no litoral Norte.

Entre as 21 cidades com maiores precipitações, até as 10 h e 20 min de hoje, São Gonçalo do Amarante está logo em seguida de Bela cruz, com 23 mm. O município de Araripe foi a terceira cidade com maior incidência: 16,6 mm. Um cenário diferente das primeiras semanas, quando várias cidades registraram precipitação acima dos 100 mm

No Litoral Norte, a previsão da Funceme para esta quinta-feira é de nebulosidade com chuva. Por outro lado, é previsto céu nublado sem possibilidade de chuva para o litoral do Pecém, de Fortaleza, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns. 

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Bela Cruz : 25.0 mm

São Gonçalo Do Amarante : 23.0 mm

São Gonçalo Do Amarante: 18.0 mm

Araripe: 16.6 mm

Maracanaú: 16.0 mm

Itarema: 15.6 mm

Paracuru: 14.0 mm

Trairi : 13.0 mm

São Gonçalo Do Amarante: 11.0 mm

Paraipaba: 10.6 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente