Participamos do

Ministério Público deflagra Operação Desfaçatez no município de Beberibe e mais três municípios

Os acusados são investigados por prática de crimes de Fraude em Licitações, Peculato, Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa
17:03 | Jun. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Determinadas pelo juiz de Direito da Comarca de Beberibe, a Operação Desfaçatez resultou em 10 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisões temporárias cumpridos nas cidades de Beberibe, Aracati, Fortim e Fortaleza, na manhã desta quinta-feira, 7. As ordens judiciais são decorrentes de procedimentos investigatórios criminais que tramitam na Promotoria de Justiça de Beberibe e apuram a prática de crimes de fraude em licitações, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
 
Os crimes seriam cometidos em serviços de administração e gerenciamento da manutenção preventiva e corretiva de veículos destinados ao transporte escolar, que compõem a frota da Secretaria de Educação do Município de Beberibe, supostamente realizados pela empresa EMANUEL SALES DE MEDEIROS ME, através de contrato com dispensa de licitação, que importou em pagamentos no montante de R$ 159.693,90. 
 
A investigação revelou indícios de superfaturamento na aquisição de peças e prestação de serviços de manutenção de veículos, bem como inexistência de efetiva prestação de tais serviços, nos termos cobrados e quitados pela administração municipal de Beberibe. As buscas e apreensões ocorreram em residências, na sede da empresa investigada, e também na Secretaria de Educação da Prefeitura de Beberibe.
 
Deflagrada pelo Ministério Público, a operação teve apoio da Promotoria de Justiça de Beberibe, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Investigações Criminais do Ministério Público (NUINC) e  da Polícia Civil. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente