Três policiais são presos suspeitos de matar homem em Baturité
Pedro Júnior Gomes de Abreu, Gean Alef Sousa Bezerra e João Marcos Alves de Menezes são suspeitos de matar Antônio Vanderson Martins Nascimento
20:57 | Ago. 06, 2025
Três policiais militares foram presos nessa terça-feira, 5, suspeitos de envolvimento na morte de Antônio Vanderson Martins Nascimento, de 29 anos, crime ocorrido em 15 de fevereiro deste ano em Baturité, município do Maciço de Baturité. Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos em ação coordenada pela Delegacia Seccional de Canindé, município distante 78,4 quilômetros de Baturité.
Vanderson foi morto a tiros na avenida Mor Vitoriano Soares Barbosa, localizada no bairro Sanharão. O POVO apurou que as investigações da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) identificaram que os autores do crime utilizaram um carro modelo Fiat Pálio, de cor branca.
Esse automóvel já teria sido utilizado em outros homicídios na região. Câmeras de vigilância mostraram o veículo sendo deixado, após o crime, no conjunto José Maria Viana. Os investigadores constataram que o carro só voltou a se locomover na madrugada do dia 16 de fevereiro.
Um carro modelo Toyota Corolla passou a seguir o Fiat Pálio. Foi descoberto que esse Corolla pertencia ao soldado Pedro Júnior Gomes de Abreu.
Outro fator que gerou desconfiança sobre o soldado foi o fato de, um dia após o crime, quando policiais civis foram atrás das imagens de câmeras localizadas nas proximidades do crime, descobriu-se que o HD das câmeras de uma residência havia sido levado por um policial.
Leia mais
"Ao saber disso a polícia civil foi atrás de saber quem era esse policial militar e para surpresa, era o mesmo policial militar proprietário do corolla que foi pegue pelas câmeras do município, seguindo o palio usado no crime em tela (PEDRO JUNIOR GOMES DE ABREU)", afirma relatório ao qual O POVO teve acesso.
"Ao saber disso a polícia civil exigiu que o policial em questão entregasse o equipamento, o que foi feito, contudo, o referido HD já tinha sido corrompido e não possuía mais nenhuma imagem".
Ao confirmar a prisão, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) não divulgou quais teriam sido as possíveis motivações do assassinato. Durante as investigações, havia duas linhas principais: vítima e suspeito seriam agiotas e, por conta disso, alguma desavença poderia ter surgido; e a atual companheira do policial, supostamente, tido um romance com a vítima.
Além de Pedro, foram presos os soldados Gean Alef Sousa Bezerra e João Marcos Alves de Menezes. A SSPDS não informou qual teria sido a participação de cada um dos PMs no crime.
O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPCE), que, agora, decidirá se oferta denúncia ou solicita mais diligência à Polícia Civil. As defesas dos suspeitos não foram localizadas por O POVO na tarde dessa quarta-feira, 6.