Prefeitura de Aracati deve realizar avaliação técnica de tirolesas

A avaliação técnica deve ser realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e o Conselho Regional de Engenharia

Tirolesas de Aracati, a 147,3 km de Fortaleza, devem passar por avaliação técnica após o acidente que vitimou um turista nessa segunda-feira, 10. O Corpo de Bombeiros já havia realizado, em março, levantamento constatando falta de regulamentação nas instalações. 

O acidente com o turista aconteceu na praia de Canoa Quebrada. A estrutura de uma tirolesa, instalada em uma das dunas, cedeu e o turista paraense Sérgio Murilo Lima de Santana, de 39 anos, caiu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após o acidente, todas as tirolesas no município foram interditadas. A avaliação técnica deve ser realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e o Conselho Regional de Engenharia.

Em nota, a Prefeitura de Aracati (PMA) informou que, mediante seu pedido, o Corpo de Bombeiros teria realizado uma vistoria dos equipamentos em março deste ano. Desde então, foi criado um Grupo de Trabalho composto por entes públicos e privados para reordenar a atividade em Aracati.

De acordo com o comandante do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio (CEPI) do Ceará, tenente-coronel Wagner Alves, na ocasião, os bombeiros realizaram um levantamento de irregularidades das tirolesas no município. Os resultados obtidos foram então repassados à Prefeitura de Aracati.

No entanto, o órgão não pode emitir certificado de conformidade para equipamentos como estes e não é responsável por regularizar essa atividade. Nesses casos, cabe à prefeitura emitir um alvará de funcionamento.

O coordenador afirmou que, em março de 2022, o órgão não encontrou nenhum equipamento como este que estivesse devidamente regularizado. Ele ainda relatou que, durante o levantamento, foi observada a falta de engenheiros responsáveis pela instalação dessas tirolesas.

Para Alves, a forma mais eficaz de garantir que acidentes não voltem a acontecer é a regularização dessas atividades. “A prevenção que surte maior efeito é a regularização e atendimento da norma”, coloca.

É possível denunciar irregularidades em parques ou brinquedos para investigação na página Fale conosco do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (Cepi).


O que fazer em casos de acidentes com tirolesas?

Em casos em que a vítima cai de grandes alturas, a queda pode ocasionar um trauma na coluna vertebral do indivíduo. O tenente-coronel Giuliano Rocha instrui que, nessa situação, se a pessoa não souber o que fazer, ela deve acionar o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 192, ou o Samu, pelo número 192.

“Nesse caso, trauma na vertebral requer uma série de cuidados ao mobilizar a vítima. Se a pessoa for manusear a vítima sem ter esses cuidados, ela vai agravar a lesão e a vítima poderá, provavelmente, ficar tetraplégica ou paraplégica”, alerta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tirolesas Aracati avaliação técnica tirolesas interditadas Aracati homem cai tirolesa acidente tirolesa Ceará litoral Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar