PUBLICIDADE
Notícias

Baleia cachalote encalha morta em Aquiraz

O bicho encalhado pode ser um sub-adulto e ter aproximadamente entre 8 a 9 metros de comprimento, segundo biólogo

19:59 | 02/02/2016
NULL
NULL

Uma baleia da espécie cachalote foi encontrada morta na praia da Prainha, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), por volta das 16h30 desta terça-feira, 2. Os profissionais do projeto Manatí, com apoio da Prefeitura do município, vão realizar o enterro do animal, que já está em estado de decomposição, na Praia do Japão, nesta quarta-feira, 3, pela manhã, quando a maré estiver baixa. O órgão municipal disponibilizou duas máquinas escavadeiras para a operação

A equipe do Manatí só irá ao local do encalhe nesta quarta. Os profissionais do projeto ainda não tiveram a oportunidade de fazer uma investigação para identificar a causa do encalhe do animal. Segundo o biólogo e coordenador de resgate do Manatí, Antônio Carlos Amâncio, que viu as imagens da baleia encalhada, o bicho pode ser um sub-adulto e ter aproximadamente entre 8 a 9 metros de comprimento.

"Não fomos ver o bicho ainda. A princípio não tem como saber o que aconteceu, identificar a causa do encalhe. Amanhã (3), vamos fazer uma investigação. Aparentemente é um bicho intermediário, não é filhote, nem adulto", comentou o biólogo.

Conforme o especialista, a baleia cachalote é a espécie dos grandes cetáceos que mais encalha no Ceará. Nos últimos três meses, foram três encalhes no Estado, todos no município de Aquiraz, afirma o biólogo. Amâncio explica que esta espécie vive distante da costa e não possui registro de ataques a humanos.

 

Veja vídeo:

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online

TAGS