Participamos do

Carcaça de baleia é encontrada em Aquiraz

O animal encalhado é uma fêmea de 11 metros e 40 centímetros e estava em estado avançado de decomposição
20:34 | Set. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A carcaça de uma baleia da espécie Jubarte encalhou durante a madrugada deste domingo, 14, na Praia do Japão, localizada entre a Prainha e o Beach Park, em Aquiraz. O animal encalhado é uma fêmea de 11 metros e 40 centímetros e estava em estado avançado de decomposição. De acordo com o biólogo e coordenador de resgate do projeto Manatí/Aquasis, Antônio Carlos Amancio, a retirada do animal deve ser realizada nesta segunda-feira, 15, pela tarde.

A equipe do projeto foi avisada sobre a presença do animal por um bugueiro da região. Para realizar a retirada da carcaça da baleia, será preciso uma retroescavadeira grande. Segundo Amancio, ele já entrou e contato com o secretário de Infaestrutura de Aquiraz, que vai disponibilizar o equipamento necessário para esta segunda.
[FOTO2]

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

 

 

Baleia Jubarte
O coordenador de resgate explica que a espécie se alimenta na Antártida e se reproduz em águas tropicais. A reprodução ocorre entre os meses de agosto e novembro. Um dos destinos da baleia Jubarte é o Brasil.

O Banco de Abrolhos, na Bahia, é a região - no Brasil -onde a baleia Jurbate é mais vista. Além disso, o local é considerado o berço da espécie. Durante o trajeto em águas tropicais, algumas baleias acabam encalhando. "Durante o trajeto de deslocamento, algumas baleias acabam ficando doentes e outras morrendo ao encalhar em regiões do Brasil", diz o biólogo.

Em 2014, dez baleias da espécie foram encontradas no Brasil. No Ceará, é o primeiro registro de encalhe neste ano.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente