Sétima edição de Regata de Zinga acontece neste domingo, 6, em Amontada

Sétima edição de Regata de Zinga acontece neste domingo, 6, em Amontada

Evento de 2025 tem o lema "Terra pra quem nela trabalha. E mar pra quem nele pesca"

O Rio Aracatiaçu, localizado na Praia de Moitas, em Amontada, será palco da 7º edição da Regata de Zinga, que ocorrerá no domingo, 6, das 9 às 17 horas.

Com o lema “Terra pra quem nela trabalha. E mar pra quem nele pesca”, a ação busca reforçar a resistência das comunidades pesqueiras que lutam diariamente pela preservação de seus territórios.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A comunidade busca reduzir os impactos ambientais e preservar os manguezais restringindo motores fortes nos barcos. O evento é promovido pela Associação de Moradores da Barra de Moitas e pelo ECO Maretório, uma organização sem fins lucrativos.

Zinga: o que é?

Zinga é o antigo "motor" do barco, utilizado na região quando não havia velas, pela falta de tecidos disponíveis para sua fabricação, nem motores a gasolina.

O remo comprido, encaixado em um suporte de madeira, era utilizado para impulsionar canoas e paquetes, permitindo que os pescadores navegassem pelo meio do rio e o atravessassem.

Com a chegada das velas e dos motores, a zinga foi ficando para trás, mas continua sendo utilizada para a mobilidade dos pescadores da Barra de Moitas, em caso de falha do motor.

A zinga passou a ser usada para animar a comunidade com a competição a remo, representando uma combinação de trabalho e diversão.

Evento foi pensado há 15 anos por pescadores como passatempo

Voz de liderança na comunidade, o agricultor e pescador Pedro Sousa Neto nunca saiu para morar fora e, de acordo com ele, já “enfrentou batalhas pesadas”. Os filhos moram com o pescador e o ajudam no trabalho com turismo náutico.

Ele conta que o evento foi pensado há 15 anos pelos pescadores da comunidade como forma de passar o tempo.

“Esse evento começou, eles apostavam algum dinheirinho e dava muita gente. Ele foi se estendendo ao longo dos anos. Passaram três anos sem acontecer e agora vamos refazer e tentar tradicionalizá-lo”, explica o morador.

Além da competição com os barcos, os moradores também costumam fazer serestas e bingos, para ajudar na premiação.

Segundo ele, o objetivo é chamar atenção à comunidade de Moitas. “É um lugar bonito, de rios, dunas e manguezais. Hoje temos o túnel e passeios de barco. Uma regata é criada para ajudar [a comunidade] a evoluir e chamar a atenção do povo”, aponta.

“Temos potência, nossos homens são fortes. Nossa vida é aqui, então temos que criar ideias para viver aqui, pescando, plantando e comercializando. Porque não um evento náutico como esse?”, indaga.

Confira a programação do evento

Durante todo o evento ocorrerá a Feira Moitas Criativa. Confira demais atrações:

Marquinho dos Teclados - das 9 às 12 horas

Competição de Zinga - às 12h30min

Bingo - às 13h30min

  • A premiação do bingo é: 1 ovelha, 1 porco, 1 liquidificador e 1 kit de whisky.

Lina Fidélis - das 14h30min às 17 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar