Participamos do

Ceará tem 25 açudes sangrando; aporte registrado no Castanhão é destaque

Os reservatórios Farias de Sousa e Riacho do Sangue deixaram o volume morto
17:32 | Mar. 31, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com as chuvas acumuladas dos últimos dias, 25 açudes no Ceará estão sangrando, de acordo com a resenha diária de monitoramento publicada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dentre estes, destaca-se o reservatório Sobral, o mais recente a verter. O órgão informa ainda que os açudes Farias de Sousa e Riacho do Sangue deixaram volume morto com a água recebida entre sábado, 30, e este domingo, 31.

No Cariri, Lavras da Mangabeira tem o maior volume de chuva do dia e chega a 181 mm. 

De acordo com o levantamento, 61 açudes tiveram aportes no período de monitoramento. A Companhia destaca considerável volume contabilizado nos açudes Acarape do Meio, Aracoiaba, Banabuiú, Castanhão, Edson Queiroz, Figueiredo, Jaburu I,Orós, Pedras Brancas, Pentecoste e Taquara.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O maior volume de água foi recebido no Castanhão. De acordo com a resenha, 3,8 milhões de metros cúbicos foram contabilizados no maior reservatório cearense, localizado no município de Alto Santo, distante 250 km de Fortaleza.

O relatório também indica aumento no volume atual do sistema de abastecimento do Ceará, com 14,07% da capacidade de armazenamento.

No total, entre sábado e hoje, a Cogerh contabilizou 25,29 milhões em metros cúbicos de água. O órgão monitora 155 de açudes. Desses, 93 estão com volume abaixo de 30%. 29 estão acima de 90%.

Sangrando

Já atingiram a capacidade máxima, os açudes Maranguapinho, Missi, Itapebussu, Cocó, Caldeirões, Diamantino II,  Jenipapo, Gameleira, Germinal, Barragem do Batalhão, Itaúna, Batente, Gangorra, Cauhipe, Tijuquinha, Angicos, Valério, São Vicente, Quandú, Várzea da Volta, Tucunduba, São José I, Sobral, S. Pedro Timbaúba e Acaraú Mirim.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags