PUBLICIDADE
Notícias

Região Jaguaribara teve as maiores chuvas da sexta para o sábado

Alto Santo, Ibicuitinga e Morada Nova registraram precipitações acima de 150 milímetros. As chuvas alcançaram 107 cidades do Ceará

19:53 | 18/02/2017
Céu Nublado em Jaguaribara
Céu Nublado em Jaguaribara

[FOTO1]Três municípios da Região Jaguaribara tiveram os registros de chuvas mais intensas entre as 7 horas da sexta-feira, 17, e as 14h55min deste sábado, 18: Alto Santo, Ibicuitinga e Morada Nova. Em Alto Santo, a precipitação foi de 178,6 milímetros no posto Logradouro, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). É neste município que fica o açude Castanhão, maior do Ceará e estratégico para o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

 

 

Ao lado do Castanhão, a cidade de Jaguaribara também teve chuvas desde o fim da tarde da sexta-feira. Precipitações que só tiveram trégua na manhã do sábado, segundo relatam os moradores. Não há informação oficial sobre o volume registrado no município. Quem foi dormir e amanheceu com a chuva teve motivos para comemorar. Como a estudante Jéssica Maiara, 18. “Se não tiver inverno, a gente não vai ter saída. O nível vai baixar, não vai ter água pra ninguém. Mas eu acho que vem inverno”, disse sentada na calçada da Vila Mariseira, localidade com vista para o reservatório.



Na tarde de hoje, ela e os vizinhos davam conta ainda das notícias dos municípios vizinhos. Em Morada Nova, foi chuva de 155 milímetros, lembraram. E outra cidade da região também teve chuva intensa: Ibicuitinga, com 157 milímetros. Neste sábado, o Castanhão teve uma leve subida no nível: de 4,97% para 4,98%. O dado é da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.

Chuvas no Ceará
Municípios com rios e riachos importantes chegando ao Castanhão também tiveram chuvas neste sábado. (sugestão: link pra matéria Onde Precisa Chover no Ceará). Jaguaribe, Icó e Orós registraram volumes acima de 30 milímetros. Da sexta para o sábado, as chuvas chegaram a 107 cidades cearenses, com grandes volumes também registrados no Cariri, na região da Ibiapaba, no Litoral e no Sertão Central.

 


O fim de semana tem previsão de chuvas fortes e bem distribuídas pelo Estado, segundo a Funceme. Para este domingo, o cenário apontado é de céu nublado com chuva em todas as regiões. A nebulosidade está associada à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutor de precipitações na quadra chuvosa do Ceará, que se estende até maio.

 

TAGS