Participamos do

Treze pessoas são presas em operação contra desvios de recursos da Saúde em Altaneira

A Operação Salus visa apurar crimes na aquisição de medicamentos, materiais de expedientes e materiais elétricos na Prefeitura de Altaneira, no Sul do Estado
11:19 | Dez. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma operação da Polícia Civil é realizada na Prefeitura de Altaneira, no Sul do Estado, para apurar desvios na aquisição de medicamentos, materiais de expedientes e elétricos. Ação acontece desde as primeiras horas desta quinta-feira, 10. Batizada de Operação Salus, visa cumprir 113 mandados judiciais, sendo 51 de busca e apreensão, 14 de afastamento de funções públicas e 35 de sequestro criminal. Treze pessoas foram presas por mandado de prisão preventiva.

A ação foi comandada pelo Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro e Combate à Corrupção (NRLD), vinculado ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA). Ao todo, 120 policiais civis estão envolvidos na operação. Foram alvos endereços nas cidades de Altaneira, Nova Olinda, Antonina do Norte, Aurora, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, no Sul do Estado, e Beberibe, no litoral Oeste. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Delitos de Organização Criminosa, em Fortaleza. Os treze alvos dos mandados de prisão preventiva já foram detidos. Foram apreendidos documentos, celulares, computadores e uma quantia em dinheiro.

LEIA MAIS| Operação da PF apura compra em empresa de fachada e prejuízo de R$ 7 milhões aos cofres públicos

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

PF e CGU deflagram operação que apura desvio de verbas para combate ao novo coronavirus em Fortaleza

Os investigados são empresários, servidores públicos, dentre eles secretários municipais, dentista e contadores. Os envolvidos podem responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e crimes previstos na Lei de Licitações e Contratos em concurso material de crimes.

Segundo a Polícia, no andamento das investigações foi possível identificar a existência de uma organização criminosa destinada a se apropriar e desviar recursos da saúde pública municipal e de outras secretarias do município de Altaneira. O nome da operação é uma referência à saúde em latim.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar