Bebês prematuros vão começar a receber vacina contra bronquiolite

Vacina contra bronquiolite para bebês prematuros ou com comorbidades inicia segunda, 9

Imunização contra bronquiolite será destinada a bebês prematuros e crianças menores de 24 meses de idade que possuam comorbidades

O estado do Ceará aplicará o imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças menores de 24 meses de idade que possuam comorbidades. A ação ocorrerá a partir da próxima segunda-feira, 9 de fevereiro.

A vacina oferece o anticorpo nirsevimabe, que amplia a proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa da doença.

Os bebês considerados prematuros são aqueles nascidos com menos de 37 semanas de gestação.

Entre as comorbidades que atingem bebês de até dois anos de idade estão:

  • cardiopatias congênitas;
  • broncodisplasia;
  • imunocomprometimento;
  • síndrome de Down;
  • fibrose cística;
  • doenças neuromusculares e
  • anomalias congênitas das vias aéreas.

O imunizante é administrado em dose única e estará disponível nas maternidades e salas de vacinação da Atenção Primária em todas as regiões do Estado, por meio da rede de Imunobiológicos Especiais.

O imunobiológico passa a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), como um conjunto de medidas, para prevenir o surgimento, desenvolvimento ou propagação de doenças.

A vacina substitui o palivizumabe, anteriormente destinado apenas a prematuros extremos, que são os bebês que nascem antes de 28 semanas de gestação.

A medida busca garantir proteção imediata e prolongada por até seis meses, contribuir para a prevenção das infecções respiratórias associadas ao VSR, uma das principais causas de hospitalização em crianças menores de um ano, segundo a coordenação de Imunização do Ceará.

Além disso, a vacina contra o VSR para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez é oferecida desde dezembro de 2025 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará, com o intuito de proteger os bebês desde o nascimento.

A estratégia, incorporada no ano passado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), visa proteger os bebês nos primeiros seis meses de vida e reduzir o risco de formas graves de bronquiolite e pneumonia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar