Ceará teve chuvas 30% abaixo da média em janeiro
Prognóstico para primeiro trimestre da quadra chuvosa é de 40% de chance de chuvas abaixo da média e 40% em torno da média
O mês de janeiro teve chuvas 30,8% abaixo da médica histórica no Ceará. Foram 69,1 milímetros (mm) ante a média de 99,8 mm para o período. Considerando a pré-quadra chuvosa (dezembro e janeiro), o desvio negativo foi levemente maior: 36,3 mm. O volume médio esperado para o bimestre que antecede a quadra chuvosa (fevereiro a maio) é de 136,1, mas foram observados apenas 86,8 mm.
Considerando as precipitações em dezembro de 2025, foi observado 17,7 mm no Ceará — um desvio negativo de 43,5% em relação à média (31,3%).
Dados preliminares são Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com informações atualizadas às 16h30min desse sábado, 31.
De acordo com o órgão, a "média" ou "normal" corresponde a uma categoria histórica calculada a partir de 30 anos de dados meteorológicos.
O prognóstico do órgão para o período de fevereiro a abril (primeiro trimestre da quadra chuvosa) indica 40% de chance de chuvas abaixo da média, 40% em torno da média e 20% acima da média histórica.
Há tendência de o centro-sul do Ceará registrar condições mais secas em relação ao centro-norte nos três meses indicados.
Abastecimento hídrico no Ceará
O Ceará inicia a estação chuvosa com 38,26% da capacidade de armazenamento de água preenchida, conforme monitoramento disponível no Portal Hidrológico.
Segunda consta no site, o Estado não tem nenhum açude com volume acima de 90%. Dos 144 reservatórios monitorados, 40 estão com volume inferior a 30%.