Justiça concede liberdade a preso por importunação contra adolescente em Icapuí
Gilneran Teixeira da Costa foi detido após ser acusado de encostar partes íntimas em uma adolescente sob o pretexto de tirar uma foto com a vítima
19:08 | Fev. 01, 2026
A Justiça concedeu liberdade provisória, neste domingo, 1ª, a Gilneran Teixeira da Costa, preso em flagrante no dia anterior sob acusação de importunação sexual dentro de uma pousada no município de Icapuí, no Ceará.
O crime ocorreu no sábado, 31, em uma pousada. De acordo com o Auto de Prisão em Flagrante, a Polícia Militar foi acionada via WhatsApp para atender a uma "suposta ocorrência de estupro". Ao chegarem ao local e colherem os depoimentos, o caso foi tipificado como importunação sexual.
O documento judicial obtido pelo O POVO, detalha que o acusado abordou a vítima com o pretexto de registrar uma imagem com ela. O texto descreve que ele "pediu para tirar uma foto com a vítima e encostou suas partes íntimas por trás".
Ainda conforme o registro da ocorrência, aproveitando-se da aproximação forçada, Gilneran teria verbalizado o assédio, ocasião em que "pediu para namorar com ela". Durante a conversa o homem teria afirmado "se relacionar" com meninas mais novas.
O caso foi analisado durante o plantão judiciário. O Ministério Público do Ceará (MPCE) manifestou-se pela homologação da prisão em flagrante, mas opinou pela sua conversão em medidas cautelares, entendendo não ser necessária a manutenção da prisão fechada neste momento.
Homem é solto após decisão judicial
O juiz acatou o parecer ministerial e expediu o alvará de soltura. Gilneran responderá ao processo em liberdade, mas deverá cumprir restrições impostas pela Justiça, como o comparecimento periódico em juízo e a proibição de contato com a vítima.