Polícia cumpre 88 mandados contra facção criminosa cearense

As ações resultaram da Operação Nocaute V, que foi deflagrada na manhã desta quarta, 20, pela Polícia Civil no Ceará, Piauí e Maranhão

07:47 | Ago. 20, 2025

Por: Alice Barbosa
Polícia cumpre 70 mandados de prisão e bloqueia R$ 13 milhões em operação contra facção criminosa (foto: Reprodução/ PC-CE)

A Polícia Civil do Ceará (PC/CE) cumpriu, nesta quarta-feira, 20, 88 mandados de prisão contra pessoas investigadas por integrar a organização criminosa de origem cearense Guardiões do Estado (GDE), sendo 43 de pessoas em liberdade; e 45 cumpridos em unidades prisionais. A operação acontece no Ceará e nos estados do Piauí e do Maranhão.

LEIA MAIS | Para impedir denúncias à Polícia, criminosos ameaçam moradores no Mondubim

Além dos mandados de prisão, houve apreensão de drogas e solicitação do bloqueio de até R$ 13 milhões das contas dos investigados. No Ceará, as medidas ocorrem especialmente na Capital, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na Região Sul e Norte do Estado.

Conforme a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), as quatro fases anteriores da Operação Nocaute já tinham resultado em 53 capturas de suspeitos, totalizando, agora, com esta fase cinco, 140 presos.

Ainda segundo a corporação, em 2024, foram realizadas 187 prisões em outros estados. Neste ano, de janeito a julho, foram 177 prisões interestaduais.

Um efetivo de mais de 200 Delegados e Oficiais Investigadores de Polícia participam da Operação Nocaute V. A operação é coordenada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO); Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e Departamento de Inteligência Policial (DIP). (Colaborou Mirla Nobre)

Atualizada às 14h07min