Cearense pode entrar no Guinness Book como idosa mais velha do mundo

A idosa nasceu em 1908, no município de Morada Nova. Com 117 anos, ela pode quebrar o recorde de idosa mais velha do mundo, se aceita pelo Guinness Book

22:00 | Ago. 09, 2025

Por: Bárbara Mirele
Dona Leonizia nasceu em 1908 e tem 117 anos. Ela pode quebrar o recorde de mulher mais velha do mundo, se aceita pelo Guinness Book (foto: Joelton Barboza/HRVJ)

Imagine ter vivido duas grandes guerras mundiais, a corrida espacial, a queda do Muro de Berlim, o atentado do 11 de setembro e a pandemia de Covid-19. Tudo isso passou pelos olhos da Leonizia Pereira da Silva, cearense de 117 anos que pode entrar para o Guinness Book como a pessoa mais velha do mundo.

LEIA TAMBÉM | Arroz, farofa de cuscuz, ovo caipira e rapadura: essa era a dieta do homem mais velho do mundo

Recentemente, a idosa passou por uma internação no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), após sofrer uma queda da própria altura e deslocar o ombro.

“Ela anda e, quando eu fui pegar a medicação na secretaria, minha mãe falou que (a encontrou) estava caída no chão. Então, não sabemos especificar como foi", conta a neta de Leonizia, Talane Sousa.

De acordo com a mulher, dona Ló disse que foi sentar na cadeira e não viu. A mãe de Talane havia ido ao banheiro e a deixou dormindo, mas, quando voltou, ela não estava mais na cama”. A centenária recebeu alta médica na última quarta-feira, 6, e seguirá com tratamento “conservador”.

"Hoje, avaliando os exames de controle, a gente verificou que não há indicação cirúrgica, o ombro está no local e na posição adequada. Ela vai de alta hospitalar usando apenas uma tipóia e medicação para controlar a dor”, disse o médico traumatologista, Eduardo Correia, em nota enviada à imprensa.

A idosa, que tem 12 netos, 11 bisnetos e 6 tataranetos, era comerciante de comida, e gostava muito de ir às vaquejadas. "Ela fala muito das vaquejadas, que se sentia muito realizada”, disse Talane.

Segundo a neta da idosa, Talane Sousa, dona Ló recebe benefício da Previdência Social — Renda Mensal Vitalícia — e possui documentos que comprovam a data de nascimento.

Como é o processo de inscrição no Guinness Book?

Para registrar um novo recorde no Guinness World Records, o usuário deve acessar o site oficial e verificar se o recorde já existe. Após isso, é preciso se cadastrar ou fazer login na plataforma, acessar o banco de dados e enviar o formulário de inscrição.

Após ter a inscrição aceita, o usuário receberá as diretrizes para a tentativa do recorde, incluindo os critérios e a documentação necessária.

Após a tentativa, o participante deverá enviar as evidências online para análise — que pode durar até 12 semanas — da equipe do Guinness.

Confira o top 5 de pessoas mais velhas vivas no Guinness Book:

  • Ethel Caterham - Inglaterra
  • Marie-Rose Tessier - França
  • Naomi Whitehead - Estados Unidos
  • Izabel Rosa Pereira - Brasil
  • Lucia Laura Sangenito - Itália