Coração, fígado e dois rins: transporte de órgãos leva menos de uma hora para salvar vidas

Coração, fígado e dois rins: transporte de órgãos leva menos de uma hora para salvar vidas

Duas aeronaves transportaram um coração, um fígado e dois rins de Limoeiro do Norte para Fortaleza. Ação, realizada nessa quinta-feira, 31, foi a sexta captação de órgãos feita pela Ciopaer em duas semanas no Ceará

Uma missão especial da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), nesta quinta-feira, 31, empregou duas aeronaves para o transporte de órgãos aos hospitais do Estado. A ação aconteceu em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Três órgãos precisavam ser transportados do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, para Fortaleza. De acordo com a SSPDS, às 05h15, as duas aeronaves saíram da sede da Ciopaer, na Capital, e chegaram às 6h em Limoeiro do Norte.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Uma delas, a Fênix 08, transportou o coração, que necessita de mais urgência e menor tempo de conservação, enquanto a aeronave Fênix 04 foi responsável pelo deslocamento dos três outros órgãos.

A Fênix 08 decolou de Limoeiro do Norte às 9h10, chegando ao destino final às 9h55. A segunda aeronave decolou às 10h e pousou às 10h45, com as equipes levando menos de uma hora para o transporte.

A equipe da Central de Transplantes da Sesa também estava presente nos helicópteros.

Transporte de órgãos no Ceará: sexta captação em duas semanas

O transporte de órgãos para diversas regiões cearenses vem sendo realizado pela Ciopaer desde o dia 10 de julho. A operação de quinta-feira é a sexta de captação em duas semanas.

“São quatro vidas beneficiadas diretamente. Sabemos que a atuação da Ciopaer é fundamental para garantir que esses órgãos cheguem com rapidez ao destino, possibilitando a realização do transplante”, reflete o coordenador da Ciopaer, coronel PM Marcus Costa.

Fila por transplantes pediátricos no Ceará mais que dobrou em 2024 | LEIA MAIS

Da lenda à ciência, como descobrimos que transplantar órgãos é possível | LEIA REPORTAGEM

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar