Elmano promete comprar terra para o povo indígena Tabajara
Durante inauguração de areninha em território indígena de Aquiraz, governador prometeu comprar terra para povo Tabajara, que custaria cerca de R$ 50 mil
Durante a inauguração da areninha do povo indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, nessa quarta-feira, 30, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) afirmou que deverá comprar terreno para possibilitar a demarcação de terra para o povo Tabajara, que hoje reside nos estados do Ceará, Paraíba e Piauí.
“Quero saudar o cacique Jorge Tabajara, que está me cobrando a permissão para uma área do povo dele. Nós vamos comprar essa terra!”, afirmou Elmano durante o evento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O Jorge, na verdade quem tá devendo é ele, porque faz tempo que eu sentei com ele e disse assim: ‘Jorge, tem alguma área lá pra ser adquirida?’, ele: ‘Tenho, governador! E é bem baratinho, é só 50 mil reais.’ Pra gente, pessoa física, de fato é dinheiro, mas pro governo do Estado, esses 50 mil não representam praticamente nada. E é por isso que nós vamos comprar a área pra não ter nenhum tipo de dificuldade na posse para o povo Tabajara”
Os Tabajara são um povo indígena historicamente presente no litoral nordestino, entre o Ceará e a Paraíba. Hoje, vivem principalmente no Ceará, na Paraíba e no Piauí.
Demarcação de terras
O governador destacou ainda que a demarcação de terras é, atualmente, o ponto central da pauta indígena no Estado.
“A primeira prioridade é a demarcação das terras indígenas. O Ceará é um dos poucos estados que têm feito investimento concreto para colaborar com esse processo”, explicou.
“Nós já tivemos uma terra demarcada, temos quatro processos em Brasília, e queremos continuar trabalhando até que todas as terras indígenas do Ceará estejam regularizadas, garantindo condições dignas de vida para essas comunidades. Esse é o nosso compromisso histórico”, reforçou.
As terras com processos em andamento na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) são: Lagoa Encantada, do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz; Pitaguary, em Maracanaú e Pacatuba; Queimadas, em Acaraú; e Tapeba, em Caucaia.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente