Ceará tem 69 cidades sob perigo potencial de chuvas intensas até sábado, 8
Municípios ocupam a região noroeste do Estado e quase toda a faixa litorânea; precipitações podem atingir até 50 milímetros por dia
12:44 | Fev. 07, 2025
O Ceará tem 69 cidades sob risco potencial de chuvas intensas, de acordo com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira, 7. O aviso tem validade até as 10 horas da manhã do próximo sábado, 8, e sinaliza para precipitações em municípios de toda a faixa litorânea, com exceção do sul de Aracati e todo o Icapuí, no extremo leste do Estado.
De acordo com o Inmet, essas cidades podem ter chuvas de até 50 milímetros (mm) ao dia e ventos intensos que podem chegar a 60 quilômetros por hora (km/h). Além da costa, as chuvas podem ocorrer em cidades da região da Ibiapaba e no entorno de Sobral.
Leia mais
Ainda no alerta, o órgão de meteorologia informa sobre baixos riscos de oscilação de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As principais recomendações são de evitar se abrigar em árvores durante rajadas de vento, reduzir o número de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em caso de emergências, procurar a Defesa Civil de cada município.
Previsão do Tempo
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sinaliza um fim de semana chuvoso no Ceará. Conforme previsão do órgão, há possibilidade de chuvas em todas as oito macrorregiões do Estado até a manhã de sábado.
Para esta sexta-feira, 7, a incidência de chuvas deve ser maior durante a tarde e noite no noroeste do Estado, composto pelos litorais Norte e do Pecém, Ibiapaba e no norte do Sertão Central e Inhamuns.
No sábado, os índices devem aparecer com mais força também na faixa litorânea e Ibiapaba durante a madrugada e período da tarde. Para as demais regiões, a possibilidade de chuva é menor.
De acordo com o órgão, as precipitações devem ser ocasionadas pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal vetor da quadra chuvosa cearense, que ocorre entre fevereiro e maio. Além dela, o avanço de áreas de instabilidades provenientes do oceano e efeitos locais, como, relevo elevado, temperatura e umidade, têm corroborado para o clima chuvoso.
Veja lista de cidades sob risco potencial de chuvas intensas
- Acarape
- Acaraú
- Alcântaras
- Amontada
- Apuiarés
- Aquiraz
- Aracati
- Aracoiaba
- Barreira
- Barroquinha
- Beberibe
- Bela Cruz
- Camocim
- Caridade
- Cascavel
- Caucaia
- Chaval
- Chorozinho
- Coreaú
- Cruz
- Eusébio
- Fortaleza
- Fortim
- Frecheirinha
- Granja
- Guaiúba
- Horizonte
- Irauçuba
- Itaiçaba
- Itaitinga
- Itapajé
- Itapipoca
- Itarema
- Jijoca de Jericoacoara
- Maracanaú
- Maranguape
- Marco
- Martinópole
- Massapê
- Meruoca
- Miraíma
- Morada Nova
- Moraújo
- Morrinhos
- Ocara
- Pacajus
- Pacatuba
- Pacoti
- Palhano
- Palmácia
- Paracuru
- Paraipaba
- Pentecoste
- Pindoretama
- Redenção
- Santana do Acaraú
- São Gonçalo do Amarante
- São Luís do Curu
- Senador Sá
- Sobral
- Tejuçuoca
- Tianguá
- Trairi
- Tururu
- Ubajara
- Umirim
- Uruburetama
- Uruoca
- Viçosa do Ceará