Covid-19: apenas 4% das crianças até 5 anos do Ceará tomaram três doses da vacina

Vacina fará parte do Calendário Nacional de Imunização a partir de 2024

Apenas 40% das crianças de seis meses a cinco anos tomaram a primeira vacina contra a Covid-19 no Ceará. Dessas, somente 4% chegaram a receber as três doses obrigatórias do imunizante, de acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges. A profissional atenta para o alto nível de abandono do esquema vacinal na faixa etária.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“É importante que pais e responsáveis tenham a tranquilidade de que a vacina é segura. Não temos observado eventos adversos significativos em relação à vacina”, afirma Karine. Apesar da Covid-19 ter atingido de forma mais aguda a população idosa, as crianças também são afetadas pelo vírus e podem ter sintomas graves.

Segundo o Ministério da Saúde, o quadro de Covid-19 em crianças pode evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), uma Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) e até mesmo ao óbito.

Em 2023, 11.781 dos atendimentos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza foram de crianças de até cinco anos. De 19 de outubro a 19 de novembro, as unidades atenderam pelo menos 801 crianças dessa idade com síndrome gripal. A faixa etária representou a maior quantidade de consultas.

Por isso, a vacina contra a Covid-19 será implementada no Calendário Nacional de Imunização de 2024, com foco em crianças de seis meses a cinco anos, idosos, gestantes, imunocomprometidos, entre outros grupos prioritários.

Karine explica que as crianças já imunizadas não precisarão tomar a vacina novamente em 2024. No entanto, aquelas que não iniciaram ou não receberam as três doses terão nova oportunidade. “O importante é não deixar de atualizar o cartão de vacinação”, diz.

Intensificação da oferta de vacinas para crianças em dezembro

Segundo Karine, um dos motivos para a não continuação do esquema vacinal básico das crianças é a falta de tempo dos pais. Alguns relatam dificuldade de acessar a unidade básica de saúde e falta de informação, conforme foi verificado em monitoramento feito pela pasta.

Para aumentar a oferta de vacinas para o público infantil, de 4 a 15 de dezembro será realizada uma campanha de imunização no Ceará. No sábado, 9, será realizado um Dia D de vacinação para as crianças, com orientação para que os municípios abram as salas de vacina na data.

“Os pais devem aproveitar esse período de férias escolares, ver a programação do município, quais os postos abertos. E aproveitar também para atualizar o caderno de vacinação de toda a família, já que estão levando as crianças”, afirma Karine.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina covid-19 crianças vacina covid ceara covid crianças ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar