Governo do Ceará estuda aumento do valor das bolsas de pesquisa estaduais

Reajuste seria forma de "equiparar" bolsas cearenses aos novos patamares das bolsas federais

O Governo do Estado do Ceará estuda reajustar o valor das bolsas de Pesquisa de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e BPI (Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica). A informação foi dada por meio de nota oficial da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O reajuste deverá ser uma forma de “equiparar os valores aos novos patamares das bolsas federais do CNPq e da Capes”, diz a nota. Em fevereiro, o Governo Federal anunciou reajuste das bolsas de pesquisa que variou de 25% a 200%.

“O momento é de austeridade para equilíbrio das contas públicas, de forma que medidas de impacto orçamentário ainda estão sob prudente análise”, afirma a nota do Governo do Estado. Em 2022, as bolsas estaduais foram reajustadas em 10,74%. Quase 2.000 bolsas foram concedidas para iniciação científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente, o valor da bolsa de mestrado é de R$ 1.500 e o da bolsa de doutorado é de R$ 2.200.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bolsas pesquisa ceará reajuste bolsas pesquisa pesquisa científica ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar