Agentes comunitários celebram aumento do piso salarial e focam em novas conquistas

Mudança garante piso salarial de R$ 2.424  para a categoria. A nova legislação prevê que os agentes comunitários recebam valores retroativos contados a partir do mês de maio

A manhã desta terça-feira, 16, foi de festa para os mais de 6.000 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Estado do Ceará. A categoria teve o piso de dois salários mínimos sancionado em lei estadual.

Dezenas de agentes estiveram presentes no Palácio da Abolição, em Fortaleza, onde a governadora Izolda Cela sancionou a nova medida. "Hoje é um dia de orgulho e de uma honra muito grande para todos os agentes comunitários do Ceará. Estamos completamente satisfeitos, foram conquistas que quase nenhuma categoria conseguiu", exalta Maria Edilza Andrade, presidente da Federação dos Agentes Comunitários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Edilza destaca que a categoria celebra mais uma vitórias em 2022, além da atualização do piso: a mudança de regime especial para regime estatutário, em que os agentes passaram a ter os mesmos direitos dos demais servidores públicos estaduais.

Mesmo com as recentes conquistas, a representante da categoria afirma que é preciso seguir em busca de melhorias. "Nunca se resume a um piso ou mudança de regime. Os tempos mudam e as necessidades também, a luta não para", destacou.

A presidente da Federação dos ACS, que possui mais de 30 anos de serviço, relembra que o trabalho realizado pelos agentes passou por grande evolução nas últimas décadas. "Morriam muitas crianças e nós diminuímos isso. Levamos meio quilo de sal e açúcar para ensinarmos as mamães a fazerem o soro caseiro", conta.

Questionada sobre as principais dificuldades atuais da categoria, Edilza afirma que os gestores precisam buscar qualificar o atendimento realizado pelos agentes. "Muitas vezes, se cobram números e não qualidade. Isso tem atrapalhado muito. Sozinhos não chegamos a lugar nenhum, é preciso uma ação coletiva em prol das crianças".

Durante a cerimônia, a governadora Izolda Cela reconheceu a importância dos agentes comunitários na base do atendimento primário realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para a chefe do Executivo estadual, os benefícios fornecidos à categoria devem refletir de forma positiva para a população.

"Quando nós nos empenhamos em melhorar estruturas, insumos e valorizar profissionais, estamos com a expectativa de que o serviço chegue cada vez melhor para a população", afirma a governadora, ao lembrar que os agentes de saúde, muitas vezes, realizam um trabalho fundamental ao atenderem famílias que sofrem com a falta de recursos.

Com a nova lei, o piso salarial da categoria chega aos R$ 2.424. A nova legislação prevê que os agentes comunitários recebam valores retroativos do salário, contados a partir do mês de maio. Maria de Lourdes, agente de saúde há mais de trinta anos e militante da categoria, celebra a conquista e já foca suas energias em busca de mais melhorias.

"Temos mais luta, queremos regulamentar os direitos dos servidores. Temos pautas relacionadas à gratificação do desempenho profissional e ao vale alimentação, vamos à luta", finaliza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Agentes Comunitários de Saúde piso salarial Izolda Cela

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar