Jericoacoara: algas em praia não são nocivas para humanos, diz especialista

O acúmulo de algas na praia de Jericoacoara chamou atenção dos banhistas. O mau cheiro delas ao degradar é normal, afirma o professor do Labomar

O grande acúmulo de algas na praia principal de Jericoacoara, no litoral do Ceará, registrado na quarta-feira, 13, chamou a atenção de banhistas. No entanto, o professor Tommaso Giarrizzo, ligado ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que o fenômeno é normal e não traz riscos aos seres humanos.

“Não é um evento atípico e anormal, todos os anos ocorrem. O problema é que até o ano passado estava chegando na entrada do parque, entre o Preá e a Vila Jericoacoara, então é uma área onde não tem muitos turistas e não tem muita reclamação”, afirmou o professor em entrevista à Rádio O POVO CBN.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o especialista, as algas arribadas são carregadas do oceano até a costa após se desprender de substratos no fundo do mar. “Logicamente incomoda, tendem a degradar, portanto geram um mau cheiro, mas é importante destacar que essas algas não são nocivas, não são tóxicas, não geram um perigo para o homem”, disse.

Tommaso explica que o evento pode até ser considerado atípico devido às algas terem se depositado na praia de Jericoacoara. O vento do local, de acordo com ele, empurra as algas para outras praias. No entanto, o evento que implica no resfriamento das águas do pacífico, chamado de La Ninã, pode ter criado condições climáticas atípicas que possibilitaram o acúmulo das algas.

Para professor, vídeos das algas em Jericoacoara são sensacionalistas

O professor comentou ainda sobre os vídeos que circulam nas redes sociais, de pessoas supostamente com algas até a cintura quando estão tentando tomar banho de mar. Para ele, as imagens são sensacionalistas.

“Os vídeos foram feitos na maré alta. Eu fiz um sobrevoo do local com o drone, não é uma quantidade tão extrema. As pessoas querem viralizar e isso é até negativo. Os moradores vivem do turismo, é muito ruim fazer essas divulgações porque prejudicam a praia”, afirma.

Prefeitura de Jericoacoara se posicionou sobre as algas

A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara precisou se manifestar após comerciantes, moradores e turistas reclamarem do acúmulo e odor do material que geralmente é encontrado no fundo do mar. Nas imagens divulgadas pela gestão municipal no dia 13 de julho, as algas aparecem em menor volume em relação ao dia anterior.

“Hoje, nesta manhã de 13 de julho, acordamos com a praia praticamente limpa. Acreditamos que daqui mais dois dias a própria natureza vai fazer mais um serviço em prol do meio ambiente, liberando toda a alga marinha de volta ao nosso mar”, destacou em vídeo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jijoca de jericoacoara algas jericoacoara jeri algas jeri

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar